Avaliação Psicossocial: qual a importância e benefícios para a empresa?


Em Janeiro de 2022 o Conselho Federal de Psicologia – CFP, publicou a Resolução nº 02/2022, a qual regulamenta as normas e procedimentos para a Avaliação Psicossocial no contexto da saúde e segurança do trabalhador, atendendo normas regulamentadoras emitidas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia. Tal avaliação é realizada por um psicólogo, e seu principal objetivo é promover a segurança e a saúde de trabalhadores e pessoas envolvidas no processo das atividades laborais.
A Avaliação Psicossocial é definida, conforme a resolução supracitada, como um processo de investigação e análise de características psicológicas, do trabalho e do ambiente organizacional que possam influenciar ou interferir de maneira negativa na saúde psicológica, na integridade do trabalhador e na sua capacidade de realizar a atividade laboral. Para isso, a Avaliação Psicossocial pode ser realizada em exames admissionais, periódicos, de retorno ao trabalho, para mudança de função e demissionais, levando-se em consideração as normas do CFP bem como demais normas técnicas nacionais e internacionais que tratam do assunto.
No processo dessa avaliação algumas características do trabalhador devem ser consideradas para a investigação, as quais são: pessoais, psicológicas, ocupacionais e sociais. Características da atividade e ambiente de trabalho e das condições necessárias para sua realização, também são importantes, bem como as da gestão do trabalho e dos controles preventivos em saúde e segurança do trabalhador.
Mediante os resultados do processo de avaliação, a empresa analisa os riscos individuais, do ambiente de trabalho e suas condições de execução, a fim de prevenir possíveis doenças mentais que tais questões podem provocar. Conforme estudo realizado por de-Quadros e Oliveira (2022) com frigoríficos do Rio Grande do Sul, a maioria das empresas investigadas não reconhece e compreende que o trabalho pode ser a causa ou concausa do desenvolvimento de transtornos mentais.
Possivelmente uma das dificuldades disso inclui a não definição do que são fatores de riscos psicossociais no trabalho. Entretanto, de maneira geral, tais riscos são apontados como fatores que podem desencadear ou contribuir em estresse, adoecimento físico e/ou mental nos trabalhadores (Pereira et al., 2020).
Desse modo, a Avaliação Psicossocial auxilia em conhecer melhor o indivíduo como futuro trabalhador da empresa ou nova função, se está apto para o cargo que irá ocupar, em compreender como está a saúde psíquica do colaborador, que ocorre de maneira periódica, ou ainda no desligamento do trabalho que executa. Essa avaliação tras benefícios de curto a longo prazos para a empresa, a fim de ter um acompanhamento de perto de cada trabalhador, do ambiente de trabalho e condições a qual este é disposto, pensando no desenvolvimento empresarial, coletivo e individual. Pois entende-se que o trabalho faz parte da vida do ser humano, devendo trazer mais benefícios do que malefícios para que faça sentido e gere bem-estar e qualidade de vida.
Contéudo escrito por:
Vanessa Pederiva
Psicóloga
CRP 07/29889
Referências:
De-Quadros, B. C., Oliveira, P. A. B. (2023). Ossos do ofício: a ausência de risco psicossocial em Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional de frigoríficos. Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (21)4. http://doi.org/10.47626/1679-4435-2023-1063
Pereira, A. C. L., Souza, H. A., Lucca, S. R., Iguti, A. M. (2020). Fatores de riscos psicossociais no trabalho: limitações para uma abordagem integral da saúde mental relacionada ao trabalho. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, 45(18). https://doi.org/10.1590/2317-6369000035118
Resolução Nº 02, de 21 de janeiro de 2022. Regulamenta normas e procedimentos para a avaliação psicossocial no contexto da saúde e segurança do trabalhador, em atendimento às normas regulamentadoras emitidas pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia ou órgão correlato. Brasília, DF: Conselho Federal de Psicologia.