Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner de publicidade

Defesa Civil do RS alerta sobre risco de tornados


Por Redação / Agora no Vale Publicado 17/07/2026
Ouvir: 00:00
tornado RS

O Rio Grande do Sul está em alerta para uma sequência de temporais nos próximos dias, com possibilidade de chuva intensa, granizo, ventos fortes e ocorrência isolada de tornados.

Segundo a Defesa Civil, o período de maior atenção deve ser o sábado (18), quando uma frente fria avança pelo Estado. Algumas regiões podem registrar acumulados superiores a 100 milímetros de chuva em 12 horas, além de rajadas de vento acima de 50 km/h.

A área com maior risco abrange a fronteira com o Uruguai, Campanha e partes das regiões Oeste, Centro e Sul do Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alertas de tempestade e vendaval para o Rio Grande do Sul até domingo (19). A previsão indica ventos entre 60 km/h e 100 km/h, possibilidade de queda de árvores, destelhamentos, granizo e alagamentos.

A Defesa Civil reforça que tornados são fenômenos pontuais, podendo atingir apenas áreas específicas de um município. Para receber alertas oficiais, moradores podem enviar o CEP por SMS para o número 40199.