Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Parque do Imigrante será reformado e terá estrutura para Defesa Civil e acolhimento em desastres


Por Redação / Agora no Vale Publicado 04/06/2026
Ouvir: 00:00
Novo parque do imigrante reforma

O Parque do Imigrante, em Lajeado, passará por um projeto de reforma e modernização que prevê a criação de uma estrutura voltada tanto para eventos quanto para situações de emergência, com capacidade de atendimento em casos de desastres climáticos.

O investimento é estimado em cerca de R$ 19 milhões e integra ações do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). A proposta foi aprovada pelo conselho gestor em dezembro de 2025 e deve avançar para a fase de projetos executivos e licitação. Neste sábado ocorre a assinatura do governo entre estado e município.

O plano prevê a implantação de uma central técnica de monitoramento e coordenação da Defesa Civil regional, além de uma estrutura permanente para acolhimento de até 3,5 mil pessoas em situações de emergência.

O espaço também contará com áreas destinadas a atendimento social, psicológico e médico, além de estrutura para armazenamento e distribuição de donativos em casos de necessidade.

Além da função emergencial, o projeto inclui a modernização dos pavilhões e auditórios, melhorias de acessibilidade, climatização e acústica, e qualificação da infraestrutura para feiras e eventos.

A proposta foi desenhada a partir da experiência do município em eventos climáticos extremos recentes, que exigiram a criação de abrigos e estruturas provisórias de apoio à população atingida.