Brasil ameaça retaliação aos EUA após sobretaxa ligada a trabalho forçado

O governo brasileiro afirmou que pode acionar a Lei da Reciprocidade Econômica contra os Estados Unidos após o anúncio de uma sobretaxa de 12,5% sobre produtos brasileiros.
A medida norte-americana está relacionada a uma investigação que aponta supostas falhas de diversos países, incluindo o Brasil, no combate ao trabalho forçado.
Em nota, o governo brasileiro declarou “profunda discordância” com as conclusões preliminares apresentadas pelo Escritório do Representante de Comércio dos Estados Unidos (USTR), afirmando que o tema estaria sendo desvirtuado para justificar medidas protecionistas.
O Executivo brasileiro também afirmou que o país é reconhecido internacionalmente por sua atuação no combate ao trabalho forçado e destacou que órgãos como a Receita Federal e autoridades aduaneiras têm competência para impedir a entrada de produtos irregulares no território nacional.
O governo ressaltou ainda que já prestou esclarecimentos formais às autoridades norte-americanas no âmbito da investigação e que mantém cooperação com organismos internacionais, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT).
A Lei da Reciprocidade Econômica, citada pelo Planalto, foi estabelecida em 2025 e permite ao governo adotar medidas de retaliação em casos de barreiras comerciais consideradas injustificadas contra o Brasil. Segundo o Executivo, eventuais ações serão adotadas para reduzir impactos sobre a economia, empregos e renda.





