Deslizamento de pedras e terra causa lentidão na BR-470 na Serra


Um deslizamento de pedras e terra, causado pelas chuvas, provocou lentidão no trânsito e longas filas na BR-470, entre Veranópolis e Bento Gonçalves, nesta segunda-feira, 27. O fato ocorreu próximo à Ponte Ernesto Dornelles, no trecho do km 189, onde equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) trabalharam rapidamente para realizar a limpeza da pista.
De acordo com o Dnit, os sedimentos que caíram sobre a estrada foram removidos, mas a fila de veículos ainda é longa, com estimativa de cerca de 3 quilômetros, especialmente no sentido Bento Gonçalves a Veranópolis. Para facilitar a passagem, o sistema pare e siga precisou ser ampliado, o que contribuiu para a demora na travessia.
Prevenir novos deslizamentos
O Dnit informou que o trecho está passando por obras de alargamento da pista e implementação de sistemas de contenção, com o objetivo de evitar que novos deslizamentos de terra e pedras afetem a rodovia no futuro.
Os motoristas que passarem pela região devem redobrar a atenção e considerar a possibilidade de buscar rotas alternativas, caso possível, para evitar maiores transtornos.