fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Banner_Inspiração-Cacis_Agora-no-Vale_728x90px
  • Cabeçalho_Agora01

VÍDEO: Microexplosão com ventos destrutivos atinge cidades do Sul do RS


Por Redação / Agora Publicado 25/09/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
camaqua2509b-1536×1201

Uma microexplosão com ventos intensos causou destruição na cidade de Camaquã, no Sul do Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira, 25 de setembro de 2024. O fenômeno, que marca o quarto dia consecutivo de tempestades severas na região, provocou a queda de árvores, postes, destelhamentos e o colapso de várias estruturas na área urbana. Grande parte da cidade está sem energia elétrica.

Danos em Camaquã e regiões vizinhas

De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, o temporal danificou fachadas de prédios e estabelecimentos comerciais, além de deixar famílias desalojadas. O Hospital Nossa Senhora Aparecida foi afetado e passou a operar com geradores de energia. Algumas alas do hospital sofreram alagamentos, e a remoção de pacientes chegou a ser considerada.

Outras cidades da Metade Sul também foram atingidas por fortes tempestades. Em Encruzilhada do Sul, a localidade de Vau dos Prestes registrou destelhamentos. Árvores caídas foram relatadas em Abranjo. Em Piratini, chuvas de granizo danificaram ao menos 13 casas e algumas pontes ficaram submersas. Granizo também foi registrado em Pinheiro Machado, na localidade de Torrinhas.

Microexplosão é apontada como causa dos danos

A MetSul Meteorologia aponta que os danos em Camaquã foram causados por uma microexplosão, também conhecida como “downburst”. Esse fenômeno ocorre quando uma corrente de vento descendente atinge a superfície e se espalha radialmente, provocando destruição. As condições climáticas da madrugada incluíam nuvens com topos de até -70°C, formadas pela presença de uma frente semi-estacionária que se converteu em frente fria.

O que é uma microexplosão?

Uma microexplosão atmosférica, ou “downburst”, é uma corrente descendente de vento extremamente forte, geralmente associada a nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb). Esses fenômenos podem gerar ventos destrutivos com intensidade comparável a tornados. A velocidade dos ventos durante esses eventos pode causar grandes estragos em áreas localizadas.