VÍDEO: Microexplosão com ventos destrutivos atinge cidades do Sul do RS
Uma microexplosão com ventos intensos causou destruição na cidade de Camaquã, no Sul do Rio Grande do Sul, na madrugada desta quarta-feira, 25 de setembro de 2024. O fenômeno, que marca o quarto dia consecutivo de tempestades severas na região, provocou a queda de árvores, postes, destelhamentos e o colapso de várias estruturas na área urbana. Grande parte da cidade está sem energia elétrica.
Danos em Camaquã e regiões vizinhas
De acordo com o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, o temporal danificou fachadas de prédios e estabelecimentos comerciais, além de deixar famílias desalojadas. O Hospital Nossa Senhora Aparecida foi afetado e passou a operar com geradores de energia. Algumas alas do hospital sofreram alagamentos, e a remoção de pacientes chegou a ser considerada.
Outras cidades da Metade Sul também foram atingidas por fortes tempestades. Em Encruzilhada do Sul, a localidade de Vau dos Prestes registrou destelhamentos. Árvores caídas foram relatadas em Abranjo. Em Piratini, chuvas de granizo danificaram ao menos 13 casas e algumas pontes ficaram submersas. Granizo também foi registrado em Pinheiro Machado, na localidade de Torrinhas.
Microexplosão é apontada como causa dos danos
A MetSul Meteorologia aponta que os danos em Camaquã foram causados por uma microexplosão, também conhecida como “downburst”. Esse fenômeno ocorre quando uma corrente de vento descendente atinge a superfície e se espalha radialmente, provocando destruição. As condições climáticas da madrugada incluíam nuvens com topos de até -70°C, formadas pela presença de uma frente semi-estacionária que se converteu em frente fria.
O que é uma microexplosão?
Uma microexplosão atmosférica, ou “downburst”, é uma corrente descendente de vento extremamente forte, geralmente associada a nuvens do tipo Cumulonimbus (Cb). Esses fenômenos podem gerar ventos destrutivos com intensidade comparável a tornados. A velocidade dos ventos durante esses eventos pode causar grandes estragos em áreas localizadas.