fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Saiba como será o tempo em julho no RS


Por Redação / Agora no Vale Publicado 01/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
tempo geada frio agora no vale

A massa de ar polar continua a definir o tempo no Rio Grande do Sul nos primeiros dias de julho. Nesta segunda, a mínima é de 2ºC na região, e o frio intenso permanece nesta terça. Porém, haverá um gradual aquecimento.

O mês de julho se destaca como o período mais frio e chuvoso do ano no Rio Grande do Sul. Historicamente, o mês central do inverno registra ondas de frio intensas e volumes significativos de precipitação, caracterizando-se como um dos momentos mais rigorosos do clima gaúcho.

Este ano, a previsão da MetSul Meteorologia indica que, apesar de alguns dias frios, as temperaturas estarão, em geral, acima da média em grande parte do Centro-Sul do Brasil. Contudo, os primeiros dias de julho prometem ser especialmente gelados, com mínimas muito baixas e formação de geada em várias regiões do estado.

A precipitação, embora significativa, não deve atingir os níveis extremos de abril, maio e junho. Espera-se que a chuva fique próxima ou abaixo da média histórica mensal na maior parte do estado, com possíveis desvios acima da média de forma localizada.

Sem a influência do fenômeno La Niña, que atualmente está em uma fase neutra segundo a NOAA, o clima de julho será definido por variabilidades típicas da estação, com a primeira quinzena marcada por noites frias e formação de geada, e uma segunda quinzena alternando entre dias frios e mais quentes, elevando o risco de temporais.

Com isso, o Rio Grande do Sul deve se preparar para um inverno que, embora não extremo, trará desafios típicos da estação, reforçando a importância de medidas preventivas para enfrentar o frio e as chuvas intensas.

Fonte: Metsul