Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Rio atmosférico traz risco de chuva extrema no RS nesta quinta, alerta Metsul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/02/2025
Ouvir: 00:00
20250226_161746

A interação de um corredor de umidade vindo da Amazônia com o ar quente sobre o Sul do Brasil deve provocar episódios de chuva intensa e isolada no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina nesta quinta (27) e sexta-feira (28), conforme alerta da MetSul Meteorologia. O fenômeno, conhecido como rio atmosférico, pode gerar acumulados elevados de precipitação em curto período, aumentando o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.

De acordo com os modelos meteorológicos, algumas regiões podem registrar entre 100 mm e 200 mm de chuva em menos de três horas, o que equivale a um mês de precipitação em poucas horas. O maior risco ocorre entre a tarde e a noite, quando o calor intenso intensifica a formação de nuvens carregadas.

A MetSul explica que o bloqueio atmosférico no Sudeste do Brasil está direcionando o corredor de umidade para o Sul do país, atingindo também partes da Argentina e do Uruguai. Além da chuva intensa, o fenômeno pode causar temporais com granizo e rajadas de vento fortes, capazes de gerar danos.

Os rios atmosféricos são corredores de umidade que transportam vapor d’água dos trópicos para outras regiões do planeta. Quando encontram barreiras naturais, como cadeias montanhosas, ou interagem com massas de ar quente e instável, podem provocar chuvas intensas e rápidas, além de temporais severos.

Fonte: Metsul Meteorologia