fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Região terá sequência de dias com sol e frio a partir de quarta


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/05/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

O ciclone que começa a se formar e estará configurado na costa entre esta segunda e quarta-feira causará chuva forte em pontos do Sul e do Leste do Rio Grande do Sul, além de rajadas intensas de vento, especialmente no Sul gaúcho. No entanto, seus impactos não serão tão severos quanto os ciclones do ano passado. Os ventos mais extremos e os maiores volumes de chuva ocorrerão sobre o mar, embora alguns transtornos possam ocorrer no continente, como queda de árvores, pontos de alagamentos e falta de luz localizada.

Até esta terça. o Rio Grande do Sul terá chuva em parte do estado, mas o tempo começará a melhorar na terça-feira em diversas cidades. A segunda metade da semana será marcada pelo predomínio de tempo firme, com sol e nuvens, apesar de momentos de maior nebulosidade devido ao nevoeiro e à cobertura de nuvens baixas.

A chuva deste começo de semana associada ao ciclone elevará os níveis dos rios, mas de forma modesta na maioria das bacias. Os volumes projetados pelos modelos numéricos não indicam repiques significativos de cheia na maior parte das bacias. Os acumulados nas nascentes da Metade Norte não serão tão altos quanto em eventos de chuva mais recentes que causaram repiques significativos.

O nível do Guaíba começou a segunda-feira em tendência de baixa, com medição de 3,26 metros na madrugada desta segunda-feira, de acordo com a régua da Tidesat. A tendência geral é de continuação da baixa, com alguns períodos de oscilação de alta temporária. Entre quarta e sexta-feira, espera-se vento do quadrante Sul na Lagoa dos Patos, o que pode causar represamento e uma elevação temporária, mas o vento não será forte o suficiente para causar uma alta acentuada.

O frio agrava a situação das pessoas fora de casa e mesmo daquelas que permanecem em áreas inundadas. Durante a semana, as noites continuarão frias, com tardes mais frias hoje e amanhã. No entanto, a partir de quarta-feira, as tardes serão mais amenas ou agradáveis, com temperaturas ao redor ou acima de 20ºC na sexta-feira e no sábado.

Previsão para o Vale do Taquari

Segunda-feira, 27 de maio

  • Manhã: Nublado com chuvas e possibilidade de temporais.
  • Tarde: Nublado com chuvas e possibilidade de temporais.
  • Noite: Instabilidades se deslocam pelo território gaúcho e conferem um dia com abundante nebulosidade e com pancadas de chuva a qualquer momento. Há risco de chuva forte e de temporais, com rajadas de vento de moderados a fortes e raios. O amanhecer e a noite apresentam temperaturas baixas, com sensação de frio, principalmente nas cidades mais altas da região. A tarde permanece amena.

Terça-feira, 28 de maio

Áreas de instabilidade ainda atuam sobre parte do Estado, proporcionando um dia com abundante nebulosidade e pancadas de chuva irregulares, intercaladas por intervalos de melhoria. O dia será ventoso. Com o predomínio da nebulosidade, as temperaturas variam pouco ao longo do dia, ficando amenas.

  • Temperaturas: 09ºC a 15ºC
  • Precipitação: 70% | 4 mm

Quarta-feira, 29 de maio

Uma massa de ar mais seco se instala gradualmente sobre o Estado. Desta forma, o dia pode começar com nuvens e, até mesmo, garoa em pontos isolados. Mas, o sol também deve se fazer presente entre nuvens na região. Faz frio ao amanhecer e à noite. Já a tarde será amena.

  • Temperaturas: 10ºC a 18ºC
  • Precipitação: 40% | 1 mm

Quinta-feira, 30 de maio

Sol com nebulosidade variada.

  • Temperaturas: 09ºC a 21ºC

Sexta-feira, 31 de maio

Sol com nebulosidade variada.

  • Temperaturas: 11ºC a 23ºC

Sábado, 1 de junho

Sol com nebulosidade variada.

  • Temperaturas: 13ºC a 23ºC

Domingo, 2 de junho

Nublado com pancadas de chuva.

  • Temperaturas: 12ºC a 20ºC

Fonte: Metsul.com