fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Primeiro fim de semana do inverno terá calor, mas frente fria muda o tempo no RS no domingo


Por Redação / Agora no Vale Publicado 22/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
agora no vale-tempo-sol-calor-temperatura
Foto Bruno Neves/ Agora no Vale

O primeiro fim de semana do inverno trará temperaturas elevadas para os três estados do Sul do Brasil. No sábado, uma massa de ar quente avançará sobre a região, proporcionando calor em diversas áreas. No entanto, uma frente fria mudará o clima no Rio Grande do Sul no domingo.

No Rio Grande do Sul, o ar quente em altitude, combinado com a umidade, resultou em vários episódios de chuva volumosa ao longo da semana, com acumulados entre 200 mm e 300 mm em algumas cidades. Isoladamente, nos Campos de Cima da Serra, a precipitação ultrapassou os 300 mm. Apesar disso, neste sábado, o ar mais quente avançará com maior intensidade, melhorando o tempo em várias regiões. Ventos do Norte, quentes e secos, poderão soprar com rajadas em algumas localidades.

Uma corrente de jato em baixos níveis, um corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, avançará até o território gaúcho, trazendo ar mais quente com vento do quadrante Norte. Esse ar quente garantirá um dia de sol com nuvens na maior parte do estado, fazendo com que as temperaturas subam significativamente, chegando a máximas próximas ou ao redor dos 30ºC no Oeste, nos vales e no Noroeste do estado.

Na segunda metade do dia, a atmosfera começará a se instabilizar no Oeste e, especialmente, no Sul gaúcho, com pancadas de chuva. Devido ao aquecimento da atmosfera, há risco de pancadas fortes isoladas, com raios e possibilidade de temporais localizados, incluindo ventos fortes e granizo.

Fonte: METSUL