Outono deste ano deve ser mais seco e quente no RS


O outono de 2025 começou nesta quinta-feira (20), às 6h01, marcando a transição do calor do verão para o frio do inverno. Apesar disso, a estação não será fria de imediato, e ainda devem ocorrer dias quentes, especialmente em abril e maio.
Sem El Niño ou La Niña, mas com impactos no clima
Diferente de 2024, quando o Rio Grande do Sul enfrentou uma das maiores enchentes da história devido a um El Niño forte, o outono de 2025 começa com neutralidade no Oceano Pacífico – ou seja, sem El Niño nem La Niña.
No entanto, as águas próximas ao Peru e Equador estão mais quentes, um fenômeno conhecido como “El Niño Costeiro”. Isso pode dificultar a chegada de massas de ar frio no Sul do Brasil.
A previsão indica chuvas abaixo da média na maior parte do Centro-Sul do Brasil, incluindo o Rio Grande do Sul, o que pode prejudicar a agricultura. No entanto, algumas áreas do litoral, entre Santa Catarina e o Rio de Janeiro, podem ter chuvas dentro ou acima da média.
No Sul do país, a chuva no outono ocorre principalmente por frentes frias e centros de baixa pressão. No final da estação, há chances de frentes quentes, que podem trazer volumes elevados de chuva e até temporais com granizo.
Temperatura acima da média, mas com episódios de frio
A tendência é de um outono com temperaturas acima da média, especialmente no Centro-Oeste e Sudeste. No Sul, o Paraná deve ter mais calor do que Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde a variação será maior. Apesar do calor predominante, o frio aparecerá em momentos pontuais, mas sem ser prolongado.
Outro fator marcante do outono é a grande diferença de temperatura entre o dia e a noite, o que aumenta a ocorrência de nevoeiros, principalmente em maio e junho.
Ventos fortes e ciclones mais frequentes
A estação também é marcada pelo aumento na frequência de ciclones extratropicais, que trazem ventos fortes, ressacas no mar e quedas bruscas de temperatura. Antes dessas mudanças, é comum o vento quente vindo do Norte, que pode elevar rapidamente a temperatura.
Com essas características, o outono de 2025 deve ser mais seco e quente na maioria das regiões, mas com momentos de chuva intensa e quedas bruscas de temperatura.
Fonte: Metsul