fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Nova onda de calor com até 45ºC castiga a região e amplia estiagem


Por Redação / Agora no Vale Publicado 20/01/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

A previsão mantém uma sequência de dias muito quentes em todo o Rio Grande do Sul, com máximas de até 45ºC por pelo menos uma semana. Nesse período é preciso atenção para os altos índices de radiação solar e baixa umidade do ar. Há possibilidade de temporais isolados no sábado na região, mas com pouca precipitação.

Um bloqueio atmosférico no Oceano Pacífico impede a passagem de frentes frias mais continentais, e o período do La Niña provoca chuva abaixo da média no Sul. No verão, com máxima incidência solar, temperaturas mais altas e ausência de nebulosidade e chuva, há muita radiação solar, que provoca mais calor.

A MetSul Meteorologia reforça o alerta que a bolha de calor que está instalada sobre o Rio Grande do Sul há mais de uma semana deve se intensificar ainda mais nos próximos dias com uma escalada na temperatura que levará grande parte do Estado a ter máximas acima dos 40ºC. Haverá municípios com até 45ºC, valor mais comum no Oriente Médio no verão. Mesmo pontos da Serra poderão ter 40ºC. Com isso, múltiplos recordes de máximas vão cair e o recorde estadual oficial de calor poderá ser batido.