fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Muito frio e chuva congelada marcam a madrugada e dia de quinta-feira no RS


Por Redação Publicado 11/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

O Rio Grande do Sul registra precipitação de chuva congelada pelo segundo dia seguido nesta quinta-feira (11) com instabilidade e temperatura muito baixa em quase todo o estado pela persistente onda de frio que se iniciou ainda no começo de junho.

O território gaúcho está sob influência de uma significativa massa de ar polar e ainda de instabilidade provocada por uma área de baixa pressão sobre o Oceano Atlântico na costa e ainda um sistema frontal semi-estacionário sobre o Sul do Brasil. Grande parte do Rio Grande do Sul está com céu encoberto ou nublado e em pontos do Norte e do Nordeste do estado ainda se registra ou chuva ou garoa em diversos pontos nesta quinta-feira pela influência dos dois sistemas meteorológicos. Ar muito mais frio que o normal na baixa atmosfera cobre nesta tarde de quinta a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul

Ao meio-dia desta quinta, a maior parte do estado estava com menos de 10ºC com marcas de 5,2ºC em Ausentes; 5,3ºC em Canela; 5,5ºC em Cambará do Sul; 5,6ºC em Vacaria; 6,4ºC em Soledade e Lagoa Vermelha; 6,8ºC em Passo Fundo; 7,1ºC em Passo Fundo e Palmeira das Missões; 7,2ºC em Tupanciretã; 7,3ºC em Erechim; 7,7ºC em Bagé; 8,3ºC em Caçapava do Sul e Santa Maria; 8,9ºC em Uruguaiana; 9,1ºC em Dom Pedrito e Santiago; 9,6ºC em Alegrete; 9,8ºC em Rio Pardo; e 11ºC em Porto Alegre.

No final da manhã, o município de Soledade, a mais de 700 metros de altitude, no alto da Serra do Botucaraí, no Norte gaúcho, registrou precipitação de chuva congelada em meio à chuva. Ontem, o município de Encruzilhada do Sul, na Metade Sul gaúcha, havia registrado a ocorrência de chuva congelada durante horas da madrugada com observação deste tipo de precipitação invernal em que pequenos grãos de gelo se precipitam.

Camadas de inversão com temperatura positiva entre as nuvens e a superfície dificultam a ocorrência de neve, mas a atmosfera suficientemente fria permite que se precipite gelo na forma de chuva congelada.

Como o tempo segue instável com chuva e garoa, prevendo-se que a atmosfera se resfrie mais em parte do Rio Grande do Sul entre a tarde e a noite de hoje, há possibilidade de novos episódios de chuva congelada nas próximas horas, especialmente na Metade Norte gaúcha e em áreas mais altas da Metade Sul.

———————————————–

Fonte: MetSul