MetSul alerta para chuva volumosa e tempestades no RS


O Rio Grande do Sul enfrentará um período de forte instabilidade entre este sábado e o começo da próxima semana, com previsão de chuvas volumosas e temporais em diversas regiões. A MetSul Meteorologia alerta que, ao longo dos próximos dias, pancadas de chuva frequentes podem causar grandes acumulados e riscos de temporais localizados com raios, granizo e ventos fortes.
Além das intensas chuvas, o estado gaúcho deve registrar eventos severos, como alagamentos, enxurradas, queda de árvores, destelhamentos e cortes de energia elétrica. Cidades como Canela, Canguçu e Porto Alegre já apresentaram acumulados significativos de chuva nos últimos dias. Canela, por exemplo, atingiu 68 mm entre terça e quarta-feira, e Porto Alegre somou 40 mm no mesmo período.


Tempestades e risco de alagamentos
Entre sábado e domingo, a instabilidade deve se intensificar, com áreas de instabilidade avançando do Uruguai e da Argentina para o Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva em todas as regiões do estado, especialmente no período da tarde e noite, com volumes de precipitação variados. Em algumas localidades, o volume de chuva pode ser suficiente para causar alagamentos, enquanto em outras, as chuvas serão mais amenas.
Além disso, os temporais devem ser isolados, com risco de granizo e vendavais. As condições devem continuar instáveis na segunda-feira, com chuvas fortes em várias regiões do estado, principalmente entre a tarde e a noite.
Cenário para os próximos dias
Na terça-feira, a instabilidade começará a diminuir, com a região Oeste e parte do Centro do estado experimentando tempo mais firme. No entanto, a metade Norte do Rio Grande do Sul ainda deve registrar chuvas. A previsão também aponta para pancadas de chuva intensas em Santa Catarina e no Paraná, com temporais isolados semelhantes aos previstos para o Rio Grande do Sul.
Embora os modelos de previsão de chuva indiquem que as áreas mais afetadas serão o Rio Grande do Sul, o volume de precipitação pode variar muito entre os pontos. Algumas regiões podem acumular mais de 100 mm de chuva em curto período, o que aumenta os riscos de alagamentos e outros danos.
Para acompanhar as atualizações e prever os melhores horários para atividades externas, especialmente para o setor agrícola, é recomendada a consulta frequente dos mapas de previsão de chuva. A MetSul Meteorologia disponibiliza essas informações em tempo real, com dados detalhados sobre a previsão de chuva e outros fenômenos meteorológicos.