fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Mais frio. Ciclone intensifica onda de frio no Rio Grande do Sul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
geada-valedotaquari-agoranovale (14)

Um ciclone extratropical de baixa intensidade contribui para a continuação da onda de frio no Rio Grande do Sul, com previsão de temperaturas ainda mais baixas nos próximos dias.

Um ciclone extratropical, originado na costa dos três estados do Sul do Brasil, está reforçando a onda de frio que já vem afetando o Rio Grande do Sul desde o final de junho. De acordo com informações da MetSul Meteorologia, este reforço de ar polar, embora menos intenso que o registrado no início da semana, continuará impactando o estado hoje e amanhã.

O sistema de baixa pressão que formou o ciclone está impulsionando ar mais frio desde o Oeste, prolongando a onda de frio atípica e prolongada. Imagens de satélite GOES-16 da manhã desta quarta-feira mostraram claramente o ciclone na costa e sua influência no clima da região, com registros de chuvas em diferentes pontos.

As temperaturas, especialmente na Metade Oeste do Rio Grande do Sul, estão notavelmente mais baixas, com o Instituto Nacional de Meteorologia reportando mínimas de -2,7ºC em Quaraí e valores negativos em Uruguaiana e São Borja. A tendência é que as temperaturas permaneçam muito baixas, com tardes frias e madrugadas geladas.

Para esta quinta-feira, dia 11, espera-se muitas nuvens e céu nublado ou encoberto na maioria das cidades gaúchas, com possibilidade de chuva e garoa, principalmente nas Metades Norte e Leste do estado, o que deve manter as temperaturas baixas ao longo do dia. Entretanto, algumas aberturas são esperadas, especialmente na região Oeste.

A previsão para a madrugada de sexta-feira é ainda mais fria, com temperaturas próximas a 0ºC e negativas em diversas localidades do Oeste, fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste, Campanha e Sul do estado. O fim de semana ainda promete ser frio, mas as temperaturas devem começar a se elevar gradualmente à medida que o ar frio começa a perder força.

polar1007b