Inmet alerta para risco de temporal e elevação dos rios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de risco de temporal no Rio Grande do Sul entre a noite desta sexta-feira, 27, e o sábado, 28. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos.
Altos volumes de chuva previstos para as cabeceiras do rio Taquari, que podem causar transtornos no Vale, e por conta disso a Defesa Civil da região fica atenta nas previsões e na medição do rio.
O alerta vermelho é válido para o Norte e parte do Noroeste e da Serra. Já o marcador laranja é válido para Região Metropolitana, Litoral Norte e Região dos Vales. O alerta vermelho começa a valer às 21h desta sexta-feira e segue até as 15h de sábado.
No Norte, há risco de acúmulo superior a 100 milímetros ao dia. Para a Região dos Vales, a tendência é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), e possível queda de granizo.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, o solo mais seco pode ajudar a evitar nova enchente, o que seria a sexta do ano na região. Porém, é preciso ficar atento ao risco de 200mm de chuva em um dia nas cabeceiras, o que eleva o risco.