fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Inmet alerta para queda de temperatura e risco de inundação em algumas regiões do RS


Por Redação / Agora no Vale Publicado 05/07/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
4995515_c1f9019875fa6a7

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novos alertas para o Rio Grande do Sul, prevendo um significativo declínio de temperatura em todo o estado entre esta sexta-feira (5) e a manhã de sábado (6). Um aviso laranja, indicando situação de perigo, abrange municípios das regiões Sul, Campanha e parte da Fronteira Oeste, com previsão de queda de até 5ºC na mínima dos termômetros.

Além disso, um alerta amarelo foi emitido para áreas da Região Metropolitana, Litoral Norte, Serra e parte da área Central e divisa com Santa Catarina, com risco potencial de temperatura entre 3ºC e 5ºC. A combinação de frio intenso e umidade aumenta o risco à saúde, conforme destacado pelo Inmet.

A meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, explicou que a massa de ar polar vinda da Argentina vai predominar sobre o Rio Grande do Sul nos próximos dias, mantendo as temperaturas baixas e a sensação de frio intensa, especialmente nas regiões mais altas da Serra, onde há possibilidade, ainda que baixa, de ocorrência de neve.

Além do frio, a Defesa Civil do estado alertou para o risco de inundação devido à previsão de chuvas ao longo do final de semana. A preocupação se estende especialmente às bacias Mampituba, Tramandaí, Gravataí, Sinos, Caí, Taquari-Antas e Apuaê-Inhandava, com potencial para rápido aumento do nível de rios, arroios e córregos. O alerta de inundação tem vigência até domingo (7) e abrange municípios do Litoral Norte, parte da Serra e Região Metropolitana, além de áreas do norte do estado e da Região dos Vales.

Os gaúchos devem se preparar para um final de semana marcado por temperaturas baixas, possibilidade de neve em áreas elevadas e chuvas que podem ocasionar problemas de alagamento e cheias em algumas regiões.

4995515_c1f9019875fa6a7