Fumaça das queimadas na Amazônia chega ao RS nesta terça
A MetSul Meteorologia informa que a fumaça das queimadas na Amazônia deve alcançar o Rio Grande do Sul entre esta esta terça-feira e quarta-feira. Imagens mostram o denso corredor de fumaça originado nas queimadas avançando para o Sul.
O corredor de fumaça, que cobre uma vasta área desde a Amazônia até o Rio Grande do Sul, passa por países como Bolívia, Paraguai e Nordeste da Argentina. O principal foco das queimadas está no Sul da Amazônia, especialmente em áreas como o Sul do estado do Amazonas, Rondônia e Bolívia. Este mês de agosto tem registrado um número elevado de queimadas, com 3.432 focos de calor detectados entre o final de domingo e a noite de ontem, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Esse número é o maior do ano, superando o recorde anterior de 3.224 focos.
A fumaça será transportada para o Sul pelo corredor de vento a cerca de 1.500 metros de altitude, que se origina no Sul da Amazônia e desce até o território gaúcho. Esta corrente de jato, que traz ar mais quente, explica a elevação da temperatura prevista para hoje na Metade Norte do Rio Grande do Sul.
Embora a fumaça esteja suspensa na atmosfera e não afete diretamente a qualidade do ar como nas regiões próximas à superfície na Amazônia, os efeitos podem ser percebidos pelo tom acinzentado do céu e cores realçadas do sol ao amanhecer e ao entardecer. Em casos excepcionais, a fumaça pode descer a altitudes menores e afetar a qualidade do ar de forma mais significativa.
Fonte: Metsul