fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Frente fria provoca chuvas volumosas e vendavais em todo o Rio Grande do Sul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 19/03/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
El ninho temporal chuva agora no vale

O Rio Grande do Sul está sob alerta de chuvas intensas e ventos fortes para os próximos dois dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma frente fria que avança pela região deve provocar temporais com risco de alagamentos e vendavais em todo o estado.

A previsão é que a instabilidade climática se intensifique a partir desta quarta-feira (20), com o pior momento previsto para a madrugada de quinta-feira (21). Espera-se que, em diversas áreas, a chuva acumule mais de 70 milímetros em um período de cinco a seis horas.

O Inmet emitiu um alerta de perigo para chuvas intensas na região noroeste do estado, válido até o final desta terça-feira (19). O restante do Rio Grande do Sul está em perigo potencial, com possibilidade de chuvas de até 30 milímetros por hora e rajadas de vento de até 30 km/h.

Municípios do estado já começam a sentir os efeitos do mau tempo, com relatos de estragos causados pelo temporal da noite de segunda-feira (18). Em Frederico Westphalen, no norte, cerca de 75 pessoas estão fora de casa devido a inundações. Outras cidades, como Santo Ângelo, Roque Gonzales, Santa Rosa, São Nicolau e 16 de Novembro, também registraram prejuízos, como alagamentos, destelhamentos e queda de árvores.

A Defesa Civil e as autoridades locais estão em alerta e monitorando a situação, prontas para prestar auxílio às áreas afetadas. Recomenda-se à população que fique atenta aos alertas meteorológicos e siga as orientações das autoridades para garantir a segurança durante este período de instabilidade climática.