Frente fria e ciclone no oceano causam pancadas de chuva no RS nesta terça-feira

Uma frente fria associada a um ciclone extratropical que se forma no oceano está trazendo instabilidade para parte do território gaúcho nesta terça-feira, dia 24 de outubro. A chuva deve se concentrar principalmente na Metade Norte do estado e pode ser acompanhada de rajadas de vento de até 70 km/h, além de descargas elétricas. Não existem alertas para risco de ressaca no Litoral Norte, mas há perspectiva de garoa no Sul e na Campanha.
Apesar da presença da instabilidade, os volumes de chuva não devem ser altos, de acordo com a Climatempo. No entanto, devido ao solo já estar encharcado, há riscos de transtornos. Os maiores registros de chuva, cerca de 32 milímetros, estão previstos para 10 municípios do Norte, representando entre 13% e 15% da climatologia de outubro. Em Porto Alegre, a previsão é de 16 mm, equivalente a 10% da média mensal.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para risco de temporal em toda a Metade Norte do RS, válido das 21h desta segunda-feira às 10h de terça-feira. A chuva pode atingir 50 mm ao dia e as rajadas de vento podem chegar a até 60 km/h, com baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
As temperaturas variam de 11°C em Pedras Altas, no Sul, a 30°C em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no Norte, e em Salvador do Sul, no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, a temperatura fica entre 20°C e 27°C.
A previsão indica que o tempo deve voltar a ficar firme em grande parte do Estado na quarta-feira (25), com céu nublado no Litoral Sul, Sul e Região Metropolitana no início do dia, além de possíveis pancadas de chuva fraca na Serra e no Litoral Norte. As temperaturas serão menores em comparação com os últimos dias, com mínimas de 10°C em Pedras Altas, no Sul, e São José dos Ausentes, na Serra, e máxima de 31°C em Vicente Dutra, no Norte. Na Capital, a variação térmica será de 16°C a 22°C.