Cidade gaúcha registra a maior temperatura do Brasil em 2025: 42,4°C. Teutônia no Top 10


Rio Grande do Sul domina ranking das cidades mais quentes do país, com 9 entre as 10 maiores temperaturas registradas, segundo Climatempo.
A cidade de Quaraí, localizada na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, alcançou o recorde de 42,4°C nesta terça-feira (23), tornando-se o município mais quente do Brasil em 2025, de acordo com a Climatempo Meteorologia. Este é o novo marco nacional para o ano, superando os 42,1°C registrados em Porto Murtinho (MS) no dia 17 de janeiro.
As cidades mais quentes do Brasil
Das 10 maiores temperaturas registradas nesta terça-feira, nove foram no Rio Grande do Sul. Confira os destaques:
- 42,4°C – Quaraí (RS)
- 39,3°C – Santiago (RS) e Uruguaiana (RS)
- 39,0°C – São Borja (RS)
- 38,9°C – Alegrete (RS)
- 38,8°C – Baixo Iguaçu (PR) e São Vicente do Sul (RS)
- 38,4°C – Teutônia (RS)
- 37,5°C – Campo Bom (RS)
- 37,3°C – Foz do Iguaçu (PR) e Porto Murtinho (MS)
- 37,2°C – Santa Rosa (RS) e Dom Pedrito (RS)
- 37,0°C – Rio Pardo (RS)
Previsão de calor e temporais para os próximos dias
As altas temperaturas no Sul do Brasil, combinadas com a elevada umidade do ar, aumentam significativamente o risco de temporais intensos, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Meteorologistas alertam para a possibilidade de chuvas fortes, rajadas de vento de até 80 km/h, queda de granizo e descargas elétricas em várias regiões do estado. A Climatempo também emitiu um aviso especial para a sexta-feira (24), quando áreas de instabilidade devem provocar novos episódios de chuva intensa e tempestades em todo o Rio Grande do Sul.
O calor extremo no Sul do Brasil destaca as mudanças no padrão climático e reforça a necessidade de atenção às previsões meteorológicas para garantir segurança e bem-estar da população.