Chuva dá uma trégua neste fim de semana e pode voltar com força na próxima quarta
Persiste a possibilidade de pancadas fortes e temporais localizados com rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo para a região nesta quinta-feira. Porém, o mau tempo deve começar a perder força na sexta-feira e dar uma trégua no fim de semana.
Já na sexta, apesar da chuva durante a manhã, são esperados intervalos de melhoria no decorrer da tarde. No decorrer do dia as temperaturas ficam amenas e ao anoitecer. No sábado o tempo firma e o sol predomina sobre o Vale, devido ao ar mais seco e frio que ingressa no Estado. As temperaturas ficam baixas no começo e fim do dia, com sensação de frio. A tarde será bem agradável.
No domingo, o sol entre nuvens também marca o tempo na região, com máxima de 30ºC. Porém, o tempo volta a ter mudança brusca a partir de terça-feira, com redução das temperaturas e o retorno da chuva.
Essa instabilidade deve ser intensificada na quarta-feira. De acordo com o modelo apresentado pela Climatempo, que utiliza o novo radar meteorológico do Estado, a situação das chuvas pode ser semelhantes ao registrando na metade desta semana. Porém, ainda não há detalhes sobre em quais regiões do estado a chuva pode ser mais intensa.
Estado volta a publicar boletins
A partir desta quinta-feira (26/9), o governo do Estado retoma a divulgação dos boletins sobre as chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início da semana. Inicialmente, a publicação será feita diariamente, às 9h, no portal oficial do governo estadual.
Os boletins trarão informações da Defesa Civil estadual, com número de pessoas atingidas nas cidades afetadas pelas chuvas. O órgão tem atuado para atender a população e garantir a segurança das pessoas.
Os dados são reunidos pela Secretaria de Comunicação (Secom), a partir de informações enviadas pela Defesa Civil do Estado, e estão disponíveis também no site do SOS Rio Grande do Sul.
Situação nos municípios (26/9 – 11h)
- Municípios afetados: 41
- Pessoas afetadas: 29.542
- Pessoas em abrigos: 305
- Pessoas desalojadas: 560
- Feridos: 0
- Óbitos: 0
- Desaparecidos: 0