fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Chuva atinge todo o RS nesta quarta, com risco de temporal


Por Redação / Agora no Vale Publicado 05/12/2023
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

A chuva atinge todo o Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, com risco de temporais. Conforme a Metsul Meteorologia, um sistema de baixa pressão se desloca pelo estado, propiciando a formação de nuvens carregadas e intensificando as chuvas em todo o território gaúcho.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja abrangendo todo o Rio Grande do Sul, válido a partir das 1h01min até às 23h59min desta quarta-feira. O alerta destaca riscos significativos, incluindo chuvas fortes, podendo atingir até 100 milímetros por dia, ventos com velocidade de até 100 km/h e a possibilidade de queda de granizo.

Segundo a Climatempo, as projeções indicam que o maior volume de chuva, atingindo 52 milímetros, é esperado no município de Chuí, representando mais de 63% do esperado para o mês de dezembro. Em Tavares e Mostardas, também na região Sul, as previsões são de 49 milímetros, aproximadamente 54% e 53% do esperado para o último mês do ano, respectivamente.

Quanto às temperaturas, a máxima do Estado está prevista para ocorrer em Novo Tiradentes, atingindo 32ºC, enquanto a mínima será registrada em São José dos Ausentes, na Serra, marcando 14ºC. Na capital Porto Alegre, a variação térmica está estimada entre 20ºC e 27ºC.

No Vale do Taquari, a quarta-feira começa com tempo firme e sol intercalado por períodos de maior nebulosidade. Ao longo do dia, há aumento da nebulosidade, com possibilidade de pancadas de chuva, algumas potencialmente fortes e temporais isolados. O amanhecer apresenta temperaturas agradáveis, podendo ocorrer a formação de nevoeiro em pontos isolados. À tarde, a temperatura se eleva, variando entre 19ºC e 29ºC, com 80% de chance de chuva, prevista em 20 mm.

Mudanças na quinta-feira

Na quinta-feira, a chuva perde intensidade à medida que uma frente fria se desloca para o sudeste do país. Apesar disso, nas regiões Norte, Sul e Serra, ainda pode ocorrer chuva a qualquer momento do dia. Já na Região Metropolitana, Central e Litoral Norte, estão previstas pancadas de chuva no período da tarde. Nas demais regiões, especialmente na Fronteira Oeste, o tempo se firma com predomínio de sol.

Em relação às temperaturas, a máxima do estado atingirá 31ºC em cidades como Quevedos, Pinhal Grande, Porto Xavier, Porto Lucena e Novo Tiradentes. A mínima, por sua vez, será de 11ºC, registrada na Serra, mais uma vez em São José dos Ausentes. Em Porto Alegre, os termômetros oscilarão entre 20ºC e 26ºC.

Apesar de não serem previstas cheias de rios e enchentes, há alerta para riscos de alagamentos ou inundações repentinas devido a acumulados excessivos isolados, como observado na terça-feira no município catarinense de Rio das Antas.