fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner_Inspiração-Cacis_Agora-no-Vale_728x90px
  • Cabeçalho_Agora01
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Bagé registra queda de granizo enquanto RS se prepara para tempestades em todas as regiões


Por Redação / Agora Publicado 20/09/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
granizo bage-agoranovale

Na tarde desta quinta-feira (19), Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, registrou queda de granizo. Imagens capturadas por populares mostram o fenômeno no município. Apesar disso, segundo a Defesa Civil de Bagé, até as 17h, não havia relatos de danos significativos causados pelo granizo.

Além de Bagé, os municípios de Pinheiro Machado, Santana da Boa Vista e Piratini também relataram queda de granizo. As Defesas Civis locais estão averiguando as áreas rurais para verificar possíveis estragos e fornecer apoio com lonas às comunidades afetadas. Em Piratini, o granizo foi de pequeno tamanho, de acordo com a Defesa Civil municipal.

Previsão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestade para todas as regiões do Rio Grande do Sul. O estado está sob um aviso meteorológico “laranja”, indicando perigo de tempestades com chuva intensa, possibilidade de granizo e ventos que podem atingir até 120 km/h. O alerta se estende para a região Sul e Costa Doce, onde as instabilidades estão se deslocando, segundo a Defesa Civil.

As chuvas são causadas por instabilidades associadas a um cavado meteorológico, que provoca a formação de nuvens de tempestade. De acordo com a Climatempo Meteorologia, essas condições devem persistir nos próximos dias.

Orientações

Em comunicado recente, o governador do Rio Grande do Sul destacou a gravidade dos temporais, alertando para os ventos fortes e o risco de granizo. Apesar das tempestades, o governador assegurou que não há previsão de enchentes ou alagamentos como os que ocorreram em maio, quando as enchentes devastaram o estado, afetando milhões de moradores.

O governador também pediu à população que evite situações de risco, mantendo suas casas e locais de trabalho fechados sempre que possível, e evitando a exposição desnecessária.