Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Acumulado de chuva pode ultrapassar 100 mm desde domingo


Por Redação / Agora no Vale Publicado 17/02/2025
Ouvir: 00:00

A Defesa Civil estadual alerta para o risco de chuvas intensas no Vale do Taquari nesta segunda-feira (17), com acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros. A previsão foi divulgada pelo órgão na tarde de domingo (16), apontando a continuidade da instabilidade climática que já causou transtornos no fim de semana.

Em Santa Clara do Sul, a medição da Thomas Materiais Elétricos indicou 58 mm de chuva até a manhã desta segunda, e o município já registra aumento no nível dos rios. No mês, o acumulado já chega a 150mm.

Frente fria mantém instabilidade

De acordo com a Defesa Civil, uma frente fria permanece semi-estacionária sobre o Estado, provocando chuvas persistentes, moderadas a fortes, acompanhadas de descargas elétricas e temporais isolados. Também são esperadas rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.

Na metade norte do Estado, os volumes de chuva devem ficar entre 40 e 90 mm por dia, podendo ultrapassar os 100 mm na Serra, nos Vales, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral Norte. Já nas demais regiões, os acumulados devem ser inferiores a 30 mm diários.

Risco de alagamentos e temporais

Com os volumes elevados de precipitação, a Defesa Civil alerta para o risco de alagamentos urbanos e enxurradas. O fim de semana já foi marcado por temporais intensos, impulsionados pelo calor extremo, com temperaturas de até 40°C. Agora, a chegada da frente fria aumenta a formação de nuvens carregadas e amplia a possibilidade de novos temporais ao longo do dia.

Pela manhã, a chuva já atinge municípios do Oeste, Centro e Sul do Rio Grande do Sul. A tendência é de intensificação da instabilidade no decorrer do dia, com as regiões Central e Norte sendo as mais afetadas. As chuvas podem acumular entre 50 mm e 100 mm em poucas horas, elevando o risco de inundações e vendavais, além da possibilidade de queda de granizo.

Apesar da previsão de temporais, a expectativa é que os fenômenos desta segunda-feira sejam menos severos do que os registrados no domingo, que causaram estragos em diversas cidades. Na Região Metropolitana e em Porto Alegre, o tempo segue nublado, com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas ao longo do dia.