Leia a coluna desta semana de Marcos Aurélio Delavald

Saber é poder e contra isso não há o que discutir. A capacidade cognitiva é a função que torna os homens superiores às outras espécies do Planeta, justamente porque o saber é o que nos difere dos demais animais, ditos como irracionais.


Bom, se o saber é poder, a capacidade de utilizar, ou melhor, aplicar o conhecimento na vida cotidiana é o toque de Midas. É a forma de produzir riqueza a partir daquilo que se tem acesso, com o que se aprende, fazer dinheiro com o conhecimento, no bom português.

Porque hoje, saber todo mundo sabe. Qualquer smartphone se conecta com o Google, e uma googleada – verbo inventado para dar conta das pesquisas eletrônicas -, nos leva ao conhecimento e as diferentes fontes emissoras da informação.

A primeira tarefa é, justamente, separar o que é fake do que é fato, e vamos combinar que aí já se perde um bom tempo. Quanta informação de mentira, quanta inverdade e notícias falsas orbitam a internet e as pessoas às consomem sem nenhum pudor. E o que é pior, tomam aquilo como verdade, compartilham e distribuem. Vamos aprender primeiro na googlear.

Depois de dar o Google, aprenda a aplicar esta informação. Como aquilo pode ser útil no meu dia a dia, na minha atividade profissional, trabalho ou vida pessoal. O mais difícil é sempre aplicar, não duvide disso. Hoje é mais valoroso qualificar a informação recebida, transformá-la em algo relevante e aplicá-la em algo útil.

Nos dias de hoje terá destaque quem transforma a informação em dado confiável e o aplica em algo relevante e útil para sua vida pessoal ou corporativa. Apreenda a googlear e a aplicar a informação.

até a próxima semana 

Por Marcos Aurélio Delavald,
Especialista na comunicação mediada pela plataforma digital.
Contatos por whats (clique aqui)