Números da 13ª edição, programada para domingo, também superam os da corrida Só Elas, realizada em março

As ruas de Estrela receberão no domingo (14), mais uma vez, centenas de pessoas de todo o Vale do Taquari e Estado. Estarão elas participando da 13ª Rústica de Inverno de Estrela, uma promoção do Governo de Estrela, com realização da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Serão mais de 800 participantes a percorrerem três, cinco ou dez quilômetros, seja correndo, seja caminhando por lazer, com primeira largada programada para as 8h15min, no Parque Princesa do Vale, local também da concentração, chegadas e premiação, todas repletas de atrações.

A Rústica ocorrerá em duas modalidades e em diferentes categorias, tanto no feminino como no masculino: Caminhada (3 km e 5 km), com partida às 9h; e Corrida. Esta nas categorias Iniciantes, a novidade da edição 2019 (para crianças até 8 anos e apenas 300 metros de distância), com largada às 8h45min; a Infantil (2 km), com largada às 8h15min; e Adulto (5 km e 10 km), às 9h. Por ocasião da inscrição, os inscritos puderam optar pelo kit atleta, se completo ou não.

O kit adulto conta com camiseta alusiva ao evento, chip descartável, número no peito, copo e brindes. O infantil com número de peito e brindes. Quem não optou pelo kit contará apenas com o número. A retirada antecipada deste ocorrerá no sábado (13), na Agência de Viagens Dreams Turismo, das 9h às 13h, ou no Parque, antes da prova, a partir das 7h. As provas ocorrerão com qualquer tempo. 

Já ao fim do primeiro lote de inscrições os números de inscritos previamente superavam os da edição passada, quando foram cerca de 500 participantes. No computo geral, a edição 2019 fechou, domingo, com 826 inscritos oficialmente, marca que supera os números de outra competição da modalidade realizada pela Smel, a 5ª Só Elas/Rola Moça – Corrida, Caminhada e Kangoo, realizada em março, com 750 participantes. Serão 39 participantes na Caminhada 3 km e outros 113 na 5 km.

Na Corrida, 41 na Iniciantes; 70 na Infantil; 369 nos 5 km e 177 nos 10 km. Também 17 inscritos pela Apae. “Ficamos muito felizes e gratificados pela presença na nossa prova. Ela mostra uma evolução técnica e de participantes ao longo dos últimos anos muito satisfatória. Até poderíamos almejar um crescimento maior, mas queremos ser o mais competentes possíveis no atendimento às expectativas de todos, pois sempre buscamos inovações no antes, durante e depois da prova”, destaca o secretário da Smel, Julio Saldanha Pereira.

Atrações

Os participantes terão à disposição, já antes da prova, um café da manhã. Shows de pagode e de rock dos anos 70 e 80 ocorrerão para quem estiver na torcida, e durante a premiação. Durante a corrida, uma turma de motivadores vai incentivar aqueles que tiverem mais dificuldades em cumprir suas metas. Massagistas e a equipe de bombeiros darão assistência médica aos atletas. Estes também poderão conhecer o Espaço de Lembranças, onde estarão à venda alguns materiais e objetos de arte que fazem referência ao município e sua história. Os maiores de 18 anos terão direito também a dois vale-cerveja artesanal, para ajudar na reidratação após a prova, em uma parceria com a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (Acerva). São apoiadores destas ações e da Rústica como um todo a Erva Mate Gaúcha da Serra; Dreans Viagens e Turismo; Rádio Tropical, Florestal Alimentos; Estrela Palace Hotel; e também Brigada Militar e Polícia Rodoviária Estadual; Rotary, Rotaract, Lions, Leo Clube; Grupo Riders, Liga Feminina de Combate ao Câncer de Estrela; Zin Carina e Miguel, Confeitaria Garden e Jeep Clube

Premiação

Serão condecorados com medalhas de participação todos os presentes, além de premiação geral, para atletas de Estrela e por faixas etárias. Não haverá pódio na corrida Iniciante, mas estes poderão se deliciar com uma maleta de guloseimas oferecida pela Florestal Alimentos. A corrida Infantil distribuirá troféus aos campeões, 2º e 3º lugares masculinos e femininos das três categorias de idade (09/11 anos; 12/13 anos; 14/15 anos) e medalhas para o 4º e 5º lugar, além de premiação em geral para todos que concluírem a prova.

Nas corridas adulto haverá premiação em medalhas a todos que concluírem a prova. Já a premiação geral será de troféu do campeão ao 5ª lugar, nas duas distâncias, tanto no feminino como no masculino. Premiação idêntica ocorrerá na classificação paralela que leva em consideração apenas os atletas de Estrela (nascidos ou moradores). Outra premiação será realizada por faixa etária (12 no total – para atletas entre 16 e 70 anos ou mais) nas duas distâncias, tanto no feminino como no masculino. Nestas, troféu ao campeão, 2º e 3º lugares, e medalhas ao 4º e 5º lugar. Ainda haverá premiação com troféu especial para os dois participantes (masculino e feminino) mais idosos da corrida e para o maior grupo/Assessoria/Academia.

Texto: Rodrigo Angeli