fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Voluntários de Ilópolis organizam vacinação anti-cio e pedem castração de animais


Por Redação / Agora no Vale Publicado 15/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Uma campanha voluntária realizou a vacinação anti-cio em 27 cadelas e gatas de Ilópolis nesse mês. A ação foi incentivada pela bióloga Bruna Baratto e contou com apoio do LEO Clube, veterinários e simpatizantes da causa animal.   

Um levantamento foi feito pelo grupo, catalogando 158 animais na área urbana de Ilópolis, sendo que 62 eram fêmeas. Conforme Bruna, essas cadelas e gatas podem ter dezenas de filhotes, o que aumentaria o abandono e maus tratos de animais.

“Fizemos essa ação pois vemos que está cada vez mais difícil a adoção de animais. As fêmeas que não são castradas muitas vezes têm filhotes que acabam abandonados ou cuidados de forma inadequada”, relata Bruna.

 Segundo ela, a vacinação anti-cio não é a maneira mais adequada de evitar a procriação dos pets. O correto seria castrá-las.

Em fevereiro, Bruna apresentou ao Executivo de Ilópolis um projeto chamado “Castramóvel”. Trata-se de um veículo equipado com um trailer que serviria como sala cirúrgica e passaria pelo município e outras cidades próximas como Arvorezinha, Anta Gorda e Putinga realizando castrações de animais abandonados ou em residências de baixa renda.

Entretanto a proposta que teria um custo inicial de R$ 170 mil acabou não avançando. “A procriação de animais e consequente abandono é um problema que atinge todos os municípios do Vale. É preciso pensar alternativas para evitar essas situações”, defende.

Após a repercussão da campanha anti-cio, Bruna marcou uma reunião com representantes do governo de Ilópolis para os próximos dias.