fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Vice-prefeita viaja à Brasília e entrega projetos à deputados e senadores


Por Redação / Agora no Vale Publicado 09/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Na oportunidade a comitiva também visitou ministérios e a Embratur a fim de conhecer novos projetos, como funcionam, além de estreitar laços e fortalecer relações

Entre os dias 30 de agosto e 02 de setembro, uma comitiva de Teutônia, composta pela vice-prefeita Aline Röhrig Kohl, os vereadores Vitor Ernesto Krabbe, Valdir Griebeler, Cláudia Cristina Frigo e Neide Jaqueline Schwarz, e o procurador jurídico da Câmara de Vereadores, Gustavo Gewehr, foram à Brasília para apresentar e encaminhar demandas teutonienses. Diversos foram os projetos encaminhados junto aos 34 gabinetes de deputados federais e senadores visitados pela comitiva. Os principais deles foram a patrulha agrícola, para aquisição de maquinário agrícola para atuação no interior; pavimentação em estradas do interior; pavimentações na área urbana; construção de um novo museu, para que se possa investir no patrimônio histórico e cultural do município; construção de uma usina fotovoltaica, a fim de reduzir os custos da máquina pública com consumo de energia; busca de recursos, junto ao FNDE, para construção de escolas de educação infantil e ensino fundamental; busca de recursos para aquisição de uma viatura para a Brigada Militar e para uma ambulância para os Bombeiros Voluntários de Teutônia.

Na segunda-feira, dia 30, a vice-prefeita e os vereadores visitaram o Ministério da Cidadania, onde puderam apresentar e entregar demandas, como a ampliação do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), para ampliar a capacidade de atendimento; a necessidade de ofertar cursos profissionalizantes, a fim de oportunizar a capacitação para que as pessoas possam conquistar sua emancipação econômica. Na oportunidade a vice-prefeita pode questionar sobre o funcionamento do Programa Alimenta Brasil (PAA), ao qual o município possui cadastro há anos, mas ainda não foi contemplado. A equipe do ministério explicou os caminhos que devem ser seguidos para que o município possa ser contemplado, e um dos fatores que contribui é trabalhar em conjunto com municípios vizinhos, a fim de tornar o projeto viável na microrregião. Através deste programa o governo federal compra o alimento dos produtores da agricultura familiar e repassa às famílias cadastradas na assistência social do município.

No Ministério de Desenvolvimento Regional a comitiva conheceu os programas habitacionais existentes, e a partir das informações repassadas, poderão avaliar as opções nas quais o município pode ser enquadrado. Além disso, buscou dados referente a regularização fundiária. A prefeitura possui cerca de 400 famílias cadastradas na busca por terreno ou casa popular.

Na Embratur, agência responsável pela promoção do Turismo Internacional, e que, desde 2020, atua junto ao Ministério do Turismo a promoção do Turismo Brasileiro, a comitiva buscou informações referente aos caminhos para captar recursos e atrair investimentos nos espaços turísticos do município. 

No Ministério da Saúde foi encaminhada a demanda da Liga Feminina de Combate ao Câncer, referente ao suplemento alimentar (pó/líquido) para pacientes da oncologia, que hoje é entregue somente com as opções saborizadas, o que dificulta sentir o gosto dos alimentos ingeridos, portanto a demanda é para que sejam disponibilizados os suplementos sem sabor. Outra demanda foi com relação a captação de recursos para a construção do prédio do ESF1 nas imediações da localidade ao qual pertencem os usuários. Também foi entregue o pedido para aquisição de um veículo para transporte de pessoas para a secretaria de saúde.

No Ministério do Desenvolvimento Regional outro assunto tratado foi referente ao novo Marco Regulatório de Saneamento Básico, que no Estado visa a regionalização da prestação de serviços de tratamento de esgoto, porém, o município é favorável à inclusão das associações como alternativa para prestação deste serviço. Com a regionalização o custo do serviço pode subir consideravelmente, aumentando o custo de vida da população. O prefeito de Teutônia vem puxando a frente deste assunto junto à AMVAT, a fim de incluir as associações na PL que tramita na Assembléia Legislativa do Estado do RS. Frente a esta demanda, a comitiva foi informada sobre uma reunião que está agendada para o dia 16 de setembro, a qual será promovida pela FAMURS E UVERGS para tratar sobre o assunto, e que terá a participação de Pedro Maranhão, Secretário Nacional do MDR, oportunidade onde será abordada a regionalização de Resíduos Sólidos, além da distribuição de água e tratamento do esgoto.

No Ministério da Educação a comitiva tratou sobre os recursos destinados via FUNDEB, referente a Lei do Novo Fundeb que mudou de 60 para 70% a obrigatoriedade dos investimentos com remuneração dos profissionais de educação básica. Também foi tratado sobre o quitação do restante da obra da EMEI do bairro Alesgut, e sobre a captação de recursos para construção de uma nova escola municipal de educação infantil e, também, para ensino fundamental.

A vice-prefeita, Aline Röhrig Kohl, agradeceu a oportunidade e afirmou que sementes foram plantadas. “Agradeço ao prefeito Celso Forneck pela confiança em poder representar Teutônia nesta viagem para captação de recursos junto ao governo federal. Sementes foram plantadas para que possamos cultivar e colher frutos em um futuro próximo. Precisamos buscar constantemente por estes recursos, que contribuem para o desenvolvimento de nosso município. Fiquei muito animada com a proximidade e contatos feitos junto aos ministérios, pois é uma forma de abrir caminhos, atrair investimentos, entender como os programas funcionam e a forma correta de encaminhá-los para que possamos ter mais chances de êxito. Estamos construindo e fortalecendo relações que só têm a somar ao nosso município, e isto é gratificante”, destacou.