fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Veja a programação da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado que vai até segunda dia 20


Por Redação / Agora no Vale Publicado 15/09/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Na terça-feira, 14/09, ocorreu no Parque Professor Theobaldo Dick, a abertura da 3ª Semana Farroupilha de Lajeado, uma realização da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e pela Associação Municipal Tradicionalista Gaúcha de Lajeado (AMTG).

Neste ano, o evento é alusivo ao bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, heroína da Guerra dos Farrapos, uma das personalidades femininas mais cultuadas do Sul do Brasil. A abertura contou com a participação da vice-prefeita Gláucia Schumacher, do titular da Secel, Carlos Rodrigo Reckziegel, do presidente da AMTG, Daniel Becker, e da Patrona do evento, Nelsy Cattoi Conte.   “Que gratificante é poder retomar as atividades culturais com a Semana Farroupilha, podendo reunir os amigos, a família, algo que todos sentimos tanta falta ao longo desta pandemia e que agora, enfim, ao que parece se encaminha para sua reta final”, destacou Gláucia, ponderando que ainda devem ser respeitadas as medidas sanitárias que visam conter a disseminação do coronavírus. 

A noite de abertura foi marcada pela homenagem à patrona Nelsy Cattoi Conte, primeira prenda eleita da história do CTG Bento Gonçalves e também pela recepção da Chama Crioula, que foi conduzida pelos cavalarianos dos CTGs Bento Gonçalves e Tropilha Farrapa. Logo em seguida ocorreu a apresentação dos alunos das Oficinas de Musicalização da Casa de Cultura e, por fim, do grupo nativista comandado pelo cantor Ênio Medeiros. Carlos Reckziegel, secretário da Secel, agradeceu às entidades tradicionalistas do município, afirmando que elas foram fundamentais para a realização do 3º Acampamento Farroupilha.

O secretário aproveitou o momento para ressaltar a importância dos cuidados neste momento de pandemia.  O presidente da AMTG, Daniel Becker, agradeceu à Prefeitura de Lajeado pela parceria na realização do evento. Ele também aproveitou para convidar a população a prestigiar os eventos programados nos demais dias. Também ocorreu uma intervenção artística durante a abertura do evento, feita pela artista multimídia Flavia Pozzobondo que pintou o retrato de Anita Garibaldi.

O painel ficará no Acampamento Farroupilha, e a produção da arte poderá ser acompanhada por todos até sua finalização. O Acampamento Farroupilha conta com 15 ranchos, onde as pessoas se reúnem para confraternizar, fazer churrascos e comidas típicas, conversar e viver a experiência do tradicionalismo gaúcho.

Os ranchos estão sendo ocupados por entidades tradicionalistas e pessoas da comunidade, entre os quais , CTG Bento Gonçalves, CTG Tropilha Farrapa, CTG Entrevero Charrua, CTG Quero Quero, CTG Raízes Do Sul, CTG Querência Do Cedro, Piquete Invernada De Guapos, Piquete Recanto Do Costão, Piquete Dom Ermilo, Piquete Morro Santo, Piquete Armada Nativa e Piquete Cabanha Dom Vitório. O acampamento farroupilha irá encerrar no dia 20 de setembro, data máxima dos festejos farroupilhas.

Confira a programação completa da Semana Farroupilha:

15/09 – Quarta-feira

  • 17h – Show Farroupilha em Movimento, com Daniel Torres e Borghettinho, que percorrerão as ruas de Lajeado
  • 20h – Show com artistas locais 

16/09 – Quinta-feira

  • 20h – Show de Lisando Amaral

17/09 – Sexta-feira

  • 12h – Sacada Cultural – Dupla Kevin e Kauã na Casa de Cultura
  • 19h – Orquestra de Concertos de Lajeado (Oclaje)
  • 21h – Show grupo Batecasco

18/09 – Sábado

  • 16h – Gaiteiro Antônio Lopes de Souza
  • 18h – Apresentação Invernada Adulta – CTG Bento Gonçalves
  • 19h – Oração à Terra
  • 21h – Tornado da Vanera

19/09 – Domingo

  • 17h – Grupo de danças da Aldeia Foxá (participação de Caroline Scariot)
  • 19h – Orquestra Jovem de Lajeado
  • 21h – Lida Bruta

20/09 – Segunda-feira

  • 9h – Cavalgada (saída do Parque Ney Santos Arruda) com recepção no acampamento
  • 17h – Show de Pablo Pereira
    18h- Apresentação Farrapas&Tropilhanas – CTG Tropilha Farrapa
  • 19h –  Encerramento – Apagar da Chama Crioula, Apresentação de Vinícius Gianezini e Angélica Rosa Bertamoni
  • 21h – Alma Crioula

Atividades paralelas: 

Painel Anita Garibaldi

Neste ano, em todo o Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha será dedicada às comemorações pela passagem dos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi. Para aderir às comemorações do Estado, a artista Flávia Pozzobon irá retratar a figura de Anita Garibaldi em um painel, que será instalado no acampamento. 

Exposição na Casa de Cultura 

A partir do dia 08/09, a comunidade também poderá prestigiar a exposição “Mês Farroupilha: o modo de vestir e os usos e costumes do gaúcho através dos tempos”. O público poderá realizar uma viagem no tempo com demonstração de indumentárias desde o traje primitivo, farroupilha, estancieiro, charqueador, até o traje atual, além de objetos que fazem parte das atividades cotidianas e festivas do gaúcho. O lançamento oficial da exposição será no dia 14/09, às 10h, na Casa de Cultura de Lajeado. 

Sacada Cultural

Para integrar a programação, a Casa de Cultura realizará mais uma edição do projeto Sacada Cultural. A dupla Kevin e Kauã, jovens moradores de Pouso Novo, irão se apresentar no dia 17/09, às 12h, nas sacadas da Casa.

SEQUISER RECEBER AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO AGORA NO VALE DE GRAÇA NO TEU WHASTAPP CLIQUE AQUI