fbpx

20 de agosto de 2022

Univates inaugura Labrinque – Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca


Por Redação Publicado 05/08/2022

Espaço recebeu investimentos e segue à disposição da comunidade regional

No momento em que completa 20 anos de atividades, a Brinquedoteca da Universidade do Vale do Taquari – Univates foi reformulada e, agora, passa a se chamar Labrinque ‒ Laboratório de Experimentação e Brinquedoteca. Reinaugurado recentemente com a presença da comunidade acadêmica, o espaço foi ampliado, recebeu investimentos e segue à disposição da comunidade regional.

O Labrinque fica na sala 210 do Prédio 9. “É um novo espaço. É um laboratório de experimentação e uma brinquedoteca em conjunto. No espaço há jogos de todas as áreas do conhecimento, muitos deles produzidos por estudantes que estavam vinculados à antiga Brinquedoteca da Univates. Além disso, temos também os jogos que são usados pelos participantes do Alfabeletrando”, detalha uma das idealizadoras do projeto, a professora Grasiela Kieling Bublitz. 

É um espaço totalmente remodelado, que conta com local para leitura e contação de histórias e palco com camarim para troca de fantasias. “A ideia é que o espaço sirva aos estudantes de diferentes cursos da Univates e à comunidade regional, por meio de ações desenvolvidas pela Universidade que abranjam escolas e entidades que atendem crianças e atividades com formação continuada de professores do Estado e dos municípios”, complementa Grasiela.  

O Labrinque é um laboratório de ensino, pesquisa e extensão destinado a professores, acadêmicos e comunidade em geral, no que tange ao desenvolvimento de atividades lúdico-pedagógicas. Também oferece aos docentes condições de aperfeiçoar sua prática pedagógica e de utilizar o espaço físico como recurso nas práticas de ensino, além de subsidiar a prática pedagógica dos discentes e servir de apoio aos docentes e discentes como espaço para o desenvolvimento de propostas inovadoras.

A Brinquedoteca da Univates, que serviu de fundamento para o Labrinque, foi inaugurada em 2002, tendo sido uma das pioneiras no Estado. Quando iniciou suas atividades, somente a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal de Santa Maria possuíam brinquedotecas.