fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Com cachoeiras e casarões, Travesseiro apresenta primeiro roteiro turístico do município


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
Pontes são os símbolos do roteiro Travessias e estão em quase todos os empreendimentos

Um caminho com belezas naturais, arquitetura histórica e gastronomia típica do interior. Esses são os atrativos do “Travessias: roteiro de cascatas e casarões”, o primeiro passeio turístico formado em Travesseiro.

Nessa sexta-feira ocorreu a visita piloto com a participação da imprensa, representantes de agências de turismo e autoridades locais. Detalhe que a maioria dos nove atrativos apresentados no dia são administrados por mulheres (veja abaixo mais detalhes dos empreendimentos).

O projeto é fruto de um curso de capacitação de turismo rural iniciado em 2019. Tem a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Emater, Sicredi e governo de Travesseiro.

Na abertura das atividades, autoridades destacaram o empenho das empreendedoras e a importância de fazer bem feito o simples e valorizar as belezas interioranas. “O nosso roteiro tem uma diversidade de atrativos e estamos aguardando visitantes de toda a região e estado”, pontuou a instrutora do Senar, Claudiana Castro.

Com a visita piloto realizada, o grupo começa a apresentação do roteiro para agências de turismo na busca por visitantes. Interessados em agendamentos ou mais informações podem entrar em contato pelo 99873-2471.

“Travessias”

Espaço Nôno Gusto (Café Vó Hedi) – Nesse ponto será feito a recepção dos visitantes. O espaço no centro de Travesseiro conta com jardim decorado. Inicialmente, lá também será servido o café da Vó Hedi.

Memorial Essig – História do antigo casarão que pertencia a Phillip Essig (imigrante assassinado em 1895 que nomeia a localidade), museu com dezenas de ferramentas e objetos antigos e degustação de biscoitos produzidos pela família.

Cascata Famíli Kochem – Trilha com cerca de 300 metros até uma cascata localizada em Três Saltos Alto.

Casarão Martini – Local do almoço típico da culinária italiana (massa, polenta, queijo, frango caipira, salame e saladas verdes) com acolhida musical.

Pinguela de Três Saltos: Ponte pênsil sobre o Rio Forqueta. O espaço foi decorado com placas feitos por alunos de escola de Travesseiro.

Sítio Cavaterra: Antigo abatedouro que foi transformado em residência familiar. Espaço para contemplação da natureza, compartilhamento de música e degustação de alimentos produzidos no local.

Melânia Artes: Venda de artesanato localizado no centro de Travesseiro.

Sítio Chico: Casarão construído em 1895 que abriga uma microcervejaria.