fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Startup de mapeamento urbano auxilia Prefeitura de Lajeado na reconstrução pós-enchente

O mapeamento é realizado por meio de automóveis equipados com inteligência artificial


Por Redação Publicado 20/05/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Mapeamento Lajeado enchente empresa Mapzer 1 – agoranovale-lajeado (3)

A Prefeitura de Lajeado passou a contar com o auxílio da startup de mapeamento de vias urbanas Mapzer para mapear locais atingidos e reconhecer as ocorrências causadas pelas cheias históricas de maio. O mapeamento é realizado por meio de automóveis equipados com inteligência artificial. Além de Lajeado, as cidades de São Leopoldo e Porto Alegre também receberão a tecnologia. O mapeamento teve início no domingo, 18/05.

O mapeamento é feito por meio de inteligência artificial que reconhece mais de 30 problemas de zeladoria urbana, como buracos, entulhos e mato irregular, o que poderá auxiliar a administração municipal a mobilizar recursos e equipes para a resolução das questões elencadas. Em Lajeado, os mapeamentos devem ser realizados durante 90 dias, com relatórios atualizados a cada 24h e estudos completos das vias disponibilizados a cada semana.

– Esperamos a água baixar um pouco para os carros começarem a circular. Começamos por Lajeado, na parte de cima da cidade, e à medida que as vias foram sendo limpas e liberadas, vamos avançando. Nosso trabalho funciona como um aliado das administrações municipais. Buscamos trazer mais eficiência para que os reparos sejam mais rápidos – explica Paulo Machado, diretor executivo da Mapzer.

Lajeado está recebendo o projeto sem custos. A prefeitura, por meio do Laboratório de Inovação (Labilá) buscou soluções de dados que auxiliassem na tomada de decisão, e o trabalho foi oferecido pela Mapzer porque Lajeado é reconhecida como o município que investe em iniciativas inovadoras, a exemplo do Pro_Move Lajeado, reconhecido como melhor ecossistema de inovação do país por dois anos consecutivos no prêmio da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

Para Cristiano Zanin, diretor de Inovação da Prefeitura de Lajeado, a ação junto à Mapzer será importante para a reconstrução local.

– O mapeamento inteligente da situação viária e de algumas infraestruturas da cidade, utilizando a Mapzer, agiliza a geração de dados e possibilita a análise para melhor alocar e destinar os recursos na reconstrução de áreas afetadas – avalia Zanin.

Mapeamento Lajeado enchente empresa Mapzer 1 – agoranovale-lajeado (1)

Sobre a Mapzer

A Mapzer é uma startup brasileira que, por meio de uma inteligência artificial acoplada em veículos, faz o reconhecimento e mapeamento das necessidades de manutenção dos espaços urbanos, identificando em tempo real ocorrências que impactam diretamente na vida do cidadão. 

A solução já está em oito estados brasileiros e foi criada para transformar cidades inteligentes com uma tecnologia 100% nacional de Inteligência Artificial que oferece ao gestor público um software com os dados coletados e que, conforme a inserção, realiza estudos que ficam à disposição para a tomada de ações mais eficientes.


Fonte: AI Lajeado / #agoranovale