Soledade e outras cidades decretam situação de emergência
Chuvas intensas trouxeram muitos danos e prejuízos milionários

A cidade de Soledade, localizada no norte do Estado, decretou situação de emergência devido às fortes enxurradas que assolaram o município neste mês. Segundo informações da prefeitura, a precipitação já atingiu 360 milímetros, superando em 140mm a média histórica para outubro, que é de 219mm, conforme dados do Climatempo.

O momento mais crítico ocorreu nesta terça-feira, quando as chuvas intensas provocaram alagamentos em diversas áreas urbanas e rurais, danificando estradas e causando quedas de muros de contenção. Casas ficaram alagadas e cerca de 20% das residências na área urbana sofreram algum tipo de dano conforme a Defesa Civil. A pasta Agricultura do município também alertou para os danos diretos, com destaque para a safra de trigo, que sofreu danos estimados em aproximadamente 40% das plantações, resultando em perdas que ultrapassam R$ 30 milhões. Uma ponte, que dá acesso a vários bairros, precisou ser bloqueada, ruas foram prejudicas e muros de contenção desabaram.
Outras cidades decretam situação de emergência
Além de Soledade, Erechim, também na região Norte, declarou situação de emergência devido às chuvas intensas em outubro. O município de Iraí, que já havia sido afetado por enchentes do Rio do Mel, afluente do Rio Uruguai, duas vezes no mesmo mês, solicitou ajuda no início do período. Marcelino Ramos sofreu com as inundações e um homem está desaparecido depois que a balsa que faz a travessia no Rio Uruguai virou.

Agora, Frederico Westphalen, Caiçara, Pinheirinho do Vale e Vicente Dutra também devem solicitar auxílio do Estado para recuperar e minimizar os prejuízos causados pelas chuvas no norte e noroeste do Rio Grande do Sul.
Veja o vídeo
_______________________
Fonte: AI
Fotos: Redes Sociais
#agoranovale