fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Setembro Amarelo: Saúde realiza ações de valorização da vida


Por Redação / Agora no Vale Publicado 24/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Atividades envolvem profissionais das ESFs, Unidades Básicas e também do Caps

Durante todo o mês de setembro os profissionais de saúde das Estratégias de Saúde da Família, das Unidades Básicas e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), da Secretaria da Saúde de Estrela, estão realizando ações de promoção da saúde mental e que visam levar aos usuários informações sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. As dinâmicas ocorrem por meio das oficinas terapêuticas e demais grupos de educação em saúde.

As UBSs  estão decoradas com os símbolos e mensagens da campanha e as agentes de saúde também levam informações para a comunidade, através das visitas domiciliares. Os serviços da rede intersetorial da mesma forma participam desta campanha, como, por exemplo, as escolas do Programa Saúde na Escola (PSE), que estão desenvolvendo rodas de conversa, sessões de filmes e outras atividades para abordar o tema da campanha. A secretaria ressalta que as equipes de Saúde Mental realizam ações de promoção da saúde mental e prevenção de agravos ao longo de todo o ano, não somente no mês de setembro, que é considerado o marco nacional da campanha. 

Setembro Amarelo é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Durante o mês da campanha, locais públicos são iluminados ou decorados com a cor amarela.

Texto: Paulo Ricardo Schneider
Foto: divulgação