fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Secretaria da Saúde faz entrega domiciliar de produtos do Programa do Leite Municipal


Por Redação / Agora no Vale Publicado 27/05/2020
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Visando reduzir a necessidade de locomoção até as unidades de saúde, a Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), começou a segunda etapa da entrega domiciliar dos leites nutricionais para as famílias beneficiadas pelo Programa do Leite Municipal. São 43 famílias que recebem desde março os leites em suas casas. Na primeira distribuição, foi entregue a quantidades necessária para garantir o alimento por dois meses. Agora, as entregas foram retomadas para oferecer o alimento para mais dois meses.

Na terça-feira, 26/05, e nesta quarta-feira, 27/05, as distribuições acontecem nos bairros Conservas, Santo Antônio e Morro 25, por meio das nutricionistas da Sesa, dos Agentes Comunitários de Saúde do município, com o auxílio de trasporte da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

A moradora do bairro Santo Antônio, Marlise Silva de Almeida, recebeu a entrega nesta terça-feira. Ela conta que o Programa do Leite tem ajudado a manter a filha mais nova, de 2 anos e 1 mês, saudável. “Desde que minha filha nasceu, ela perde muito peso, não consigo alimentá-la só com o leite materno, por isso esse complemento é muito importante”, relata.

Para ela, receber o benefício em casa faz toda a diferença. “Tenho três filhos, não teria onde deixá-los para ir até a unidade de saúde e também não posso deixar minha filha sem o leite. Então receber o leite que ela precisa em casa me deixa muito feliz”, Marlise ressalta.

Segundo Luana Maria Wollinger, nutricionista da Sesa, o Programa do Leite Municipal tem por objetivo melhorar o aporte nutricional a crianças e gestantes com risco nutricional. No Programa, são disponibilizadas fórmula infantil para crianças menores de 6 meses, fórmula para crianças acima de 6 meses e leite em pó integral.

O acompanhamento dos beneficiários, bem como a avaliação para inclusão no Programa, é feita pela equipe de nutricionistas da Rede de Atenção Básica e pelos médicos e pediatras de cada Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O que é o leite fórmula:

Os leites nutricionais fornecidos pelo programa do Leite Municipal são complementos da alimentação infantil que promovem a nutrição semelhante ao leite materno para as crianças. São produtos de alto custo fornecidos para as famílias que necessitam manter a alimentação saudável dos seus filhos.

Coordenadoria de Comunicação Social