Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Schneider propõe a criação de um parque tecnológico na antiga Polar


Por Redação / Agora no Vale Publicado 20/11/2020
Ouvir: 00:00

Em entrevista ao Agora no Vale, prefeito eleito de Estrela elencou prioridades para o governo

Elmar Schneider (PTB) completa 38 anos de vida política. Seu primeiro passo foi em 1982, quando se elegeu vereador de Estrela, sua terra natal, e após ter sido duas vezes deputado estadual (entre 1999 e 2007), agora tem o desafio de chefiar o Executivo do município que o lançou para a política.

Em entrevista ao Agora no Vale, Schneider elencou prioridades para o governo, e adiantou objetivos. Um deles é a criação de um parque tecnológico na antiga Polar, com parcerias com escolas técnicas e faculdades. “Ciaremos um balcão de qualificação, visando oportunizar emprego e renda para nossos estrelenses”, relata o prefeito eleito, que promete utilizar sua experiência na bancada para buscar recursos.

Schneider também foi Chefe de Gabinete na Casa Civil, presidente da Central de Abastecimento do Estado (CEASA), e o cargo mais recente, Secretário Municipal da Saúde em Estrela, nos governos de Rafael Mallmann. Nesta sexta-feira, ele concedeu entrevista ao Agora no Vale. Confira:

Entrevista

Agora no Vale – O que pretende fazer de diferente do atual governo?

Elmar Schneider – O que vamos fazer agora é unir todos os segmentos para que juntos possamos fazer um grande mandato para nossa gente. Nosso plano de governo é baseado no diálogo permanente e aberto com a comunidade, em três eixos: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Gestão Sustentável.

Agora no Vale – Eleja um setor que será a prioridade para o próximo mandato e fale o que fará por ele

Schneider – É difícil citar apenas um, porque pensamos no todo, mas no primeiro momento, nossa atenção será voltada para nosso interior e principalmente nossa agricultura, que é um setor com grande gerador de emprego e renda e está um pouco abandonado.

Nossas medidas imediatas serão:

– Aumentar o orçamento destinado a Agricultura;

– Escolher um secretário da Agricultura que conheça nosso interior e seja atuante;

– Recuperar todos os acessos as propriedades;

– Trazer internet de qualidade e levar câmeras de videomonitoramento para todas as comunidades;

– Garantir terraplenagem aos que querem investir para aumentar a produção e garantir a permanência do jovem na agricultura capacitando e criando programas de incentivo;

– Apoiar a criação de novas agroindústrias e melhorar nossa feira do produtor;

– Fomentar a piscicultura e ampliar a feira do peixe;

Agora no Vale – Como o senhor recebeu o resultado das eleições, e como interpreta a mensagem depositada pelos eleitores neste pleito?

Schneider – Recebi com expectativa e esperança, para logo após a confirmação dos resultados, com uma grande emoção. Foi uma eleição histórica, tanto pelo momento que passa o mundo, como pelo número expressivo de candidatos capacitados. É um momento de muita responsabilidade, tivemos uma grande enchente, após seca, aliados a uma pandemia nunca vista e os eleitores mostraram a confiança na experiência, em quem sabe os caminhos para buscar recursos tanto na esfera  estadual como federal .sabemos que o  trabalho que temos pela frente será árduo, mas asseguro que  serei um prefeito  para todos os estrelenses.

Agora no Vale – Quais são os maiores desafios do governo para os próximos anos, e como superá-los?

Schneider – ainda estamos vivendo um mundo de incertezas devido a fase de pandemia, certamente este é um dos maiores motivos de alerta. Em 2020 tivemos a 4ª maior enchente de Estrela e ainda, uma grande seca. O momento exige um gestor de pulso firme, não é tempo para aventuras. Vamos superar com experiência e bom trânsito na busca de recursos.

Atrairemos mais empresas, que além de ampliar a receita com impostos, vai gerar emprego e renda para a população. O importante é saber utilizar os recursos que possuímos com sabedoria e eficiência, com a adoção de planejamento estratégico que contenha programas inovadores e inventivos.

Agora no Vale – O que você pretende inovar no governo municipal?

Schneider – Nosso diálogo será permanente e aberto com todos os segmentos, para assim sabermos as reais necessidades. Vamos apresentar um projeto novo de governo, baseado em 3 eixos, que são: Desenvolvimento Econômico, onde vamos apoiar e incentivar ações para geração de empregos e renda para todos; Desenvolvimento Social, que tem como objetivo básico, proporcionar bem-estar e assim, melhorar a qualidade de vida dos estrelenses; Gestão Sustentável, vamos acabar com a burocracia e modernizar a gestão, enxugando a maquina pública sem perder a qualidade dos serviços prestados. Estas serão algumas medidas inovadoras que iremos implantar, buscando nos tornar uma cidade inovadora, moderna, boa para se viver. Assim, tenho a certeza que a nossa Estrela será a verdadeira estrela do Vale.

Agora no Vale – Cite algumas obras e investimentos que você considera fundamental para o município e até quando será possível realizá-los?

Schneider – Com a grande conquista que eu tive a honra de participar, que foi a retomada do nosso porto que agora é municipalizado, teremos ali um grande espaço para que os empreendedores ali se instalem.

Vamos criar um Parque Tecnológico na antiga Polar, com parcerias com escolas técnicas e faculdades. Ciaremos um balcão de qualificação, visando oportunizar emprego e renda para nossos estrelenses. Com a minha experiência, vou buscar recursos estaduais e federais para fomentar o crescimento e desenvolvimento da nossa Estrela.