fbpx

Santa Clara do Sul confirma primeiro caso de dengue e reforça importância do cuidado


Por Redação Publicado 14/09/2021

A Secretaria Municipal da Saúde comunica a confirmação do primeiro caso de dengue no município. O diagnóstico veio no início de setembro, após realização de exame laboratorial.

Junto à confirmação do caso positivo, as Agentes de Combate a Endemias realizaram o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti – LIRAa, onde detectaram novos focos de larvas do mosquito transmissor de doenças em vários pontos do município. Este trabalho é realizado de forma contínua, com o objetivo de controlar, prevenir, identificar e combater o mosquito Aedes aegypti.

De acordo com as Agentes de Combate a Endemias, Greici Regina Locatelli Stoll e Patrícia Beatris Althaus, é fundamental que todos reforcem os cuidados antes da chegada do verão, que é o pico de proliferação dos mosquitos e transmissão das doenças.  “Todos precisam se conscientizar e tomar providências para eliminar toda e qualquer água parada no seu pátio, rua e bairro, para contermos a proliferação do mosquito e evitarmos um surto da doença”, salientam. “Os principais criadouros de mosquitos no nosso município são os reservatórios de armazenagem de água da chuva e as bromélias, por isso ressaltamos a importância dos cuidados com estes e outros criadouros”, alertam.

Dicas de prevenção ao mosquito Aedes aegypti:

*Tampe os tonéis e caixas d’água;

*Mantenha as calhas sempre limpas;

*Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

*Mantenha lixeiras bem tampadas;

*Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

*Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

*Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

SE QUISER RECEBER AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO AGORA NO VALE DE GRAÇA NO TEU WHASTAPP CLIQUE AQUI