fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Roupas e calçados doados são encaminhados para atingidos pelas cheias em Santa Catarina


Por Redação / Agora no Vale Publicado 20/10/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00

Pelo menos quatro cargas de caminhão contendo roupas e calçados doados para o município durante a enchente de setembro estão sendo encaminhadas para pessoas atingidas e/ou afetadas pelas cheias no estado de Santa Cataria. Passados mais de 40 dias da cheia histórica que atingiu o Vale do Taquari, a Prefeitura de Lajeado acumulava uma quantidade significativa de doações que atendia a necessidade local e poderia servir também a outras pessoas. As famílias atingidas em Lajeado já haviam retirado doações durante o período em que estiveram abrigadas e poderão seguir recebendo, de acordo com a necessidade, no Centro Vestir & Ser, que teve o estoque abastecido com as doações e seguirá atendendo as necessidades da população do município. 

Como uma grande quantidade de roupas seguia disponível para uso, desde o início de outubro detentos do sistema prisional trabalham no Parque do Imigrante para auxiliar na triagem e separação de roupas e calçados para encaminhar ao Centro Vestir & Ser. Agora, eles realizam a separação também para encaminhar aos municípios atingidos em Santa Catarina.

Entidades assistenciais do município também já receberam grandes volumes de roupas e calçados para que pudessem realizar a distribuição adequada aos seus públicos. Mais de 36 toneladas de roupas já foram encaminhadas a Santa Catarina por meio da Associação dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Camboriú (APDF).

Doações a outras entidades

Como a quantidade de doações de roupas e calçados recebidas foi muito grande, o município de Lajeado repassou grandes volumes de peças a outras entidades assistenciais. Já receberam doações as entidades Associação de Deficientes Físicos de Lajeado (Adefil), Associação Missionária Evangélica (AME), Assembleia de Deus Pentecostal Aliança, Grupo Espírita Amor e Consciência (Ageac), Casa de Passagem Shalon, Catedral Edificando Vidas, entre outras.

As entidades retiraram doações para encaminhar para as famílias que necessitam e são atendidas por cada instituição. Entidades interessadas em receber doações para encaminhar para famílias que necessitam podem contatar a SMDS pelo telefone 3982-1092.

Orientações para as famílias que precisam doações

O primeiro passo para uma família atingida pela cheia receber doações é fazer o cadastro no Centro Especial de Apoio aos Atingidos pelas Cheias (Ceapac), na Avenida Benjamin Constant, 420, no Centro. A família informará o que precisa e será orientada pela equipe sobre como proceder. Para acessar todos os serviços e doações abaixo é preciso ter realizado o cadastro anteriormente.

Alimentação – Quem precisa alimentos deve realizar o cadastro e/ou atualização diretamente no Ceapac e depois ir até o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Espaço Cidadania (Júlio May, 496) para agendamento de acolhida e entrega de cesta básica.

Roupas e calçados – O Centro Vestir & Ser, que é coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Social, segue oferecendo vestimentas a quem necessitar. A pessoa cadastrada é orientada sobre os dias de retirada de produtos e pode então se dirigir ao local, que funciona em formato de loja, para retirar o que for necessário para sua família. O Centro Vestir & Ser fica na rua Borges de Medeiros, 550.

Móveis, eletrodomésticos e/ou materiais de construção – A Prefeitura de Lajeado, por meio da SMDS, continua com a distribuição de produtos e materiais para quem fez o cadastro. A distribuição é feita aos poucos, conforme a disponibilidade e a necessidade de cada família. O cadastro para esses materiais também ocorre no Ceapac. 

Aluguel social – Famílias que tiveram a residência destruída pela cheia podem solicitar aluguel social, que será custeado pelo município por 6 meses, conforme Lei Nº 11.615, de 13 de Setembro de 2023.

Texto e fotos: Laura Mallmann