fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Reunião com a Promotoria define prioridades para agilizar construção de moradias em Arroio do Meio

Arroio do Meio já tem cadastrados projetos para a construção de 100 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida - Calamidade, 294 da Defesa Civil e outros 96 apartamentos


Por Redação Publicado 26/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
Reunião – arroio do meio casas – agoranovale-lajeado

O promotor Sérgio Diefenbach coordenou uma reunião com representantes da Administração Municipal de Arroio do Meio, Governo do Estado e Caixa Econômica Federal para entender como está o andamento dos projetos de construção de casas para as famílias atingidas pela enchente. Salientou que Arroio do Meio é considerado referência em termos de agilidade para viabilizar os projetos, por isso causa estranheza a morosidade neste caso.

Conforme o secretário de Administração Aurio Scherer, o município de Arroio do Meio já tem cadastrados projetos para a construção de 100 casas pelo programa Minha Casa Minha Vida – Calamidade; 294 da Defesa Civil e outros 96 apartamentos, que seriam construídos em áreas institucionais do município mas que podem não se concretizar em função das manifestações contrárias dos moradores destas áreas.

Além disso, já tem 28 casas provisórias e a garantia de 30 moradias provisórias transportáveis com mobília e outras 43 casas que seriam construídas pelo Estado em áreas do Município. Porém, a Administração Municipal ainda não conseguiu adquirir nenhuma área, pois está com o financiamento da Caixa encalhado desde novembro, sendo que o secretário Valdecir Crecencio aproveitou para solicitar uma maior flexibilização nos critérios de liberação dos recursos, incluindo uma verba de quase R$ 1,5 milhão do Poder Judiciário.

A ideia é comprar pelo menos três áreas, sendo uma delas custeadas pelo Estado, através de desapropriação amigável. O representante da Secretaria Estadual da Habitação, Róger Nardys Vasconcelos salientou que Arroio do Meio tem sido um exemplo no atendimento às famílias e encaminhamento de projetos para moradias e garantiu apoio para agilizar os processos.

O prefeito Danilo Bruxel salientou a importância da reunião para que, cada entidade assuma a sua responsabilidade e todos trabalhem juntos focando nas necessidades da população. Também esteve presente a vice -prefeita Adriana Meneghini Lermen, a secretária de Planejamento Ionara Magalhaes e a assessora jurídica Ângela Silva Rosa.


Fonte: AI Arroio do Meio #agoranovale