fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Reintegração compulsória da área invadida pelo MST será na quinta-feira


Por Redação / Agora no Vale Publicado 22/10/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Sem-terras têm até esta quarta-feira para desocupar área voluntariamente, caso contrário na quinta-feira local será desocupado compulsoriamente pela polícia

Órgãos da Segurança Pública se reuniram nesta manhã de terça-feira, dia 22, com a juíza da 2ª Vara de Taquari, Mariana Machado Pacheco. Ela concedeu liminar de reintegração de posse para a área de 460 hectares invadidos na quinta-feira passada pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), em Taquari, e deu a ordem para desocupação compulsória na quinta-feira, caso ela não ocorra de forma voluntária até esta quarta-feira.

Na sexta-feira às 17h um oficial de justiça já havia levado até os Sem-Terra a liminar com prazo de cinco dias para deixar o local. O término é nesta quarta-feira.

De acordo com o comandante da BM, tenente coronel Marcelo Maya, caso não desocupem voluntariamente, será expedido o mandado de reintegração de posse na quinta-feira. “Aí, planejaremos a desocupação compulsória.” Para essa retirada serão necessários apoios de

outros agentes, como Secretaria de saúde (ambulância), Corpo de Bombeiros, entre outros.

Fiscalização policial

Desde o sábado, depois de ser expedida a liminar, há barreiras policiais em diversos pontos externos da área invadida. Entre elas, composta pela Força Tática de Lajeado que apoia a Operação. A medida se faz necessária visto que no local não devem entrar mais pessoas e nem materiais ilícitos.

Invasão

Mais de 200 integrantes do MST tomaram a área, que pertencia à Fepagro e segue destinada à Secretaria Estadual da Agricultura na madrugada de quinta-feira passada. Conforme a PGE, o terreno é utilizado para o plantio de culturas com o fim específico de pesquisa, o que motivou a medida judicial.

De acordo com a juíza a liminar, ela entendeu não haver motivo para manter a ocupação. De acordo com ela, além de prejudicar as pesquisas realizadas no espaço, o MST pôs em risco áreas estaduais de preservação permanente.

Leia mais sobre o assunto nos links abaixo

Justiça dá cinco dias para que MST deixe área pública invadida em Taquari

MST ocupa 460 hectares de terras do Estado em Taquari

Redação / redacao@agoranovale.com.br