Região poderá ter colégio público com ensino Militar
Grupo liderado pelo Promotor de Justiça, Carlos Augusto Fioriolli, está em tratativas para instalar uma unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar
O Vale do Taquari poderá ter uma unidade de um dos principais colégios públicos referência em educação e disciplina no País. O Promotor de Justiça, Carlos Augusto Fioriolli, articula com outros líderes regionais a instalação de uma unidade do Colégio Tiradentes da Brigada Militar no Vale do Taquari.
Segundo o promotor, já houve uma reunião rápida com o comandante geral da Brigada Militar, coronel Mário Yukio Ikeda, em Porto Alegre. E ele “deu sinal positivo” para que as lideranças locais iniciam as tratativas iniciais para instalar o colégio dentro da zona de abrangência do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Taquari.
O primeiro passo, segundo Fioriolli, é encontrar o local para instalar o colégio. Esse tem algumas peculiaridades. Precisa ter pátio para as instruções físicas e fácil acesso. “Todo o ensino é com viés militar, então há treinos físicos também.”
Acesso para todos
O Colégio Tiradentes é uma das escolas mais disputadas, também, pelo fator econômico. Por mais que seja com base militar, ofereça educação integral e de alta qualidade, e todos os treinamentos físicos e mentais, ela é PÚBLICA, ou seja gratuita.
Devido a isso, as vagas são preenchidas por seleção. Há uma capacidade que é especifica para filhos de militares, mas as demais são abertas para qualquer criança ou adolescente da sociedade. Para entrar são feitas provas teóricas e de disciplina.
Importância
De acordo com o promotor, a região tem muitas escolas importantes, tanto publicas como privadas, com uma educação de excelência, mas ele adianta que é preciso e muito importante a região ter também essa modalidade de ensino. “É uma possibilidade para os pais que queiram o filho tendo uma educação de qualidade, sob o viés da educação militar.”
Como ajudar
Para que o projeto se torne realidade, o promotor destaca que é preciso envolvimento político local e também da comunidade. “Temos que nos unir e nos mobilizar para conseguir dar esses passos iniciais básicos de encontrar um local adequado.”
Mais policiamento
A vinda de uma escola militar para o Vale do Taquari é também uma forma da região estar mais segura. A exemplo de outras cidades que já tem unidades do Colégio Tiradentes, o efetivo que está na cidade opta em ficar nela pelos estudos dos filhos, assim como os policiais que estão em outras regiões, pedem transferência para estarem nas cidades sedes.
Outra vantagem é a vinda de mais militares professores para região.
Redação
redacao@agoranovale.com.br