fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Quem mora até a cota dos 30 metros deve sair de casa antes de anoitecer, alerta Defesa Civil


Por Redação / Agora no Vale Publicado 18/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
Foto Agora no Vale

A falta de luz e até de telefonia no Vale do Taquari se intensifica à medida que o Rio Taquari sobe a um nível, mais uma vez, acima do esperado. Com a iminência da chegada da noite, se torna imprescindível que as pessoas em área de risco deixem sua casas. Sem luz solar, e com a falta de energia e de comunicação em muitos locais, o cenário pode se deteriorar para as famílias que permanecerem em casa.

Conforme o coordenador Regional de Defesa Civil, tenente-coronel Vinicius Renner Galvani, o nível do rio pode chegar nos 30 metros, e por conta disso as pessoas devem sair dessas áreas o mais breve possível, organizando a retirada de seus bens, mas, em especial, priorizando a vida.

Na enchente de setembro, o rio chegou a 29m53cm, e em Muçum alcançou a marca de 26m11cm.

Falta de energia

A Certel Energia esclarece a atual situação de falta de energia em diversos municípios da região, assim como em bairros de Lajeado. De acordo com a cooperativa, o problema está relacionado principalmente à interferência de árvores na rede elétrica, resultando em postes quebrados e condutores rompidos.

As equipes da Certel estão enfrentando desafios significativos para lidar com a situação, pois as dificuldades de acesso são agravadas por enchentes, alagamentos e danos em pontes na região. As equipes estão dedicadas a resolver a problemática, concentrando seus esforços na remoção de árvores caídas sobre a rede elétrica e na reparação de condutores danificados.

É enfatizado que o problema atual não está relacionado à torre no bairro Carneiros, que foi afetada por outra enchente e já teve sua situação resolvida.

Principais Causas do Problema:

  1. Árvores na Rede Elétrica: A principal causa da falta de energia é a queda de árvores sobre a rede elétrica, resultando em quebra de postes e rompimento de cabos.
  2. Dificuldades de Acesso: As equipes enfrentam obstáculos significativos devido a enchentes, alagamentos e danos em pontes na região, o que dificulta o acesso aos locais afetados.

Foto: Arquivo