fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Projeto Sacada para a Vida já conta com cinco núcleos


Por Redação / Agora no Vale Publicado 09/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Mais de 120 crianças participam dos núcleos de vôlei no turno inverso escolar

O projeto Sacada para Vida já conta com cinco núcleos, atendendo a mais de 120 crianças no turno inverso escolar através de aulas de vôlei. No início do segundo semestre de 2019, as atividades também passaram a ser desenvolvidas no Bairro Teutônia, junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Alfredo Schneider.

Os encontros ocorrem nas segundas-feiras, pela manhã, das 9h30min às 11h, no ginásio de esportes do educandário, com aulas ministradas pelo professor de Educação Física e coordenador do projeto, Karli Heller. O projeto tem objetivo de atuar e contribuir, de forma efetiva, na formação de crianças e jovens das escolas municipais de Teutônia através do esporte.

O projeto está sendo executado pela Secretaria de Educação em parceira de cooperação técnica com a Associação Esportiva Recreativa e Cultural Erno Dahmer – Juventus, com o objetivo de implantar aulas de vôlei gratuitas em turno oposto ao escolar, para alunos da rede municipal de Teutônia. Atualmente, a iniciativa contempla mais de 120 alunos de seis educandários.

Além da Escola Alfredo Schneider, o projeto é desenvolvido nos seguintes locais: núcleo da Emef Dom Pedro I, na Linha Clara, que também contempla os alunos das escolas Bento Gonçalves (Bairro Boa Vista) e Floriano Peixoto (Linha Catarina), nas quintas-feiras, manhã e tarde, sob a coordenação do professor de Educação Física Karli Heller; núcleo da Emef Professor Teobaldo Closs, no Bairro Canabarro, nas sextas-feiras, manhã e tarde, sob orientação do professor de Educação Física Jorge Augusto Petry; núcleo da Emef 24 de Maio, também no Bairro Canabarro, sextas-feiras, pela manhã, sob orientação do professor Karli Heller; e núcleo do ginásio da Ieceg/CNEC Teutîonia, no Bairro Canabarro, nas segundas e sexta-feiras à tarde, também sob orientação de Keller.

Dentre os objetivos da iniciativa estão: disseminar e massificar a prática do voleibol no município, abrangendo o maior número de crianças e jovens nos bairros de Teutônia; estimular e desenvolver as categorias de base, visando formação de atletas; participar de eventos e competições esportivas a nível municipal e/ou estadual, interestaduais e/ internacionais; e estabelecer intercâmbio constante com a Juventus para indicação de atletas em potencial de competição.

Conforme Karli Heller, o esporte, enquanto fenômeno social, tem exercido e se mostrado um grande aliado na formação e transformação de crianças e jovens. “Aprende-se a ter respeito pelas regras e pelos outros jogadores, agregam-se o entendimento, o convívio com o coletivo, a resoluções de conflitos, o esforço e responsabilidade. Assim, é possível contribuir positivamente e significativamente na construção de identidade, valores, e referencias, que serão carregados por toda a vida”, enaltece.

O Sacada para Vida é um aprimoramento do Projeto Jogando na Escola (Projesc), iniciado pela Secretaria de Educação em 2017, que oferecia, em turno inverso, as modalidades de vôlei, atletismo e futsal. Os alunos participantes têm aulas sistematizadas de vôlei, com profissionais capacitados. As aulas têm duração de 1 a 2 horas semanais e têm, como principal norte, adequar as necessidades e capacidades de cada turma, com o intuito de iniciar, aprimorar e especializar os alunos participantes.

Texto: Édson Luís Schaeffer