fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora no Vale 728x90px

Programa de Aquisição de Alimentos está com inscrições abertas até 20 de fevereiro em Lajeado

Recurso federal total é de R$ 532.723,45


Por Redação Publicado 09/02/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK
Alimentos para entrega do PAA Lajeado (imagem de arquivo) – agoranovale

A Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), com apoio da Emater/RS-Ascar, está retomando a aquisição e distribuição de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA. O recurso, no valor de R$ 532.723,45, é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e é operacionalizado pelo município. As inscrições para agricultores produtores e para entidades assistenciais participarem do programa vão até o dia 20 de fevereiro (informações abaixo).

O programa é uma política pública que promove o acesso à alimentação de qualidade para pessoas em vulnerabilidade e estimula a produção de alimentos, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares e agroindústrias, estimulando os processos de agregação de valor à produção local e regional. 

O PAA é uma das estratégias de enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. Por meio do programa, as entidades socioassistenciais do município passaram a receber os produtos semanalmente e a ofertar no seu cardápio uma maior diversidade de alimentos frescos e de qualidade. Também são organizados e distribuídos kits de alimentos para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

Na proposta do PAA para 2024, serão adquiridos produtos de agricultores fornecedores de Lajeado e de outros municípios da região, bem como de agroindústrias, conforme a demanda das entidades socioassistencias. O recebimento e distribuição dos alimentos do programa ocorrerá numa central de distribuição, e contará com o apoio da equipe do Departamento de Agricultura e Serviços Urbanos e dos Técnicos da Emater/RS.

Inscrições para participar do programa 

  • Quem pode se inscrever: agricultores fornecedores e de entidades socioassistenciais, que devem se enquadrar nas normas oficiais do programa 
  • Quem faz a inscrição: Prefeitura de Lajeado e Emater/RS-Ascar 
  • Onde se inscrever: no Escritório Municipal da EMATER/RS de Lajeado, localizada na Rua Bento Gonçalves, 671, Sala 201
  • Prazo de inscrição: até o dia 20/02/2024

AI Lajeado

#agoranovale