fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Programa de aceleração de negócios inovadores é lançado em Lajeado


Por Redação / Agora no Vale Publicado 14/11/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

O programa lançado nesta quinta-feira integra um dos eixos do Pro_Move Lajeado, lançado em março deste ano.

Estimular o desenvolvimento de negócios e de startups que criem serviços inovadores na cidade de Lajeado é o objetivo maior do Pro_Move Lajeado Acelera, programa de incentivo à inovação que foi lançado na manhã desta quinta-feira, 14/11. Realizado pelo Pro_Move e pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), o programa foi apresentado e detalhado em evento que reuniu autoridades, entidades, empreendedores, imprensa e comunidade no Salão de Eventos da Prefeitura. No evento, também foi apresentado o primeiro edital do programa, por meio do qual serão escolhidos projetos inovadores que receberão recursos para serem desenvolvidos.

Participaram do lançamento o prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, a coordenadora do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), Cíntia Agostini, o vice-presidente de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), Jorge Luiz Faccioni, e o secretário do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), André Bücker, que também é presidente do CMTI.

O programa lançado nesta quinta-feira integra um dos eixos do Pro_Move Lajeado, lançado em março deste ano. Para o prefeito Marcelo Caumo, o lançamento é um marco importante para a trajetória do Pro_Move. “Com este edital, buscamos energia para seguir nessa caminhada. Já andamos bastante, mas o que vem pela frente é ainda maior. E o objetivo é que isso se torne rotina. Que a gente possa, a cada semestre, estar repetindo esse processo e chamando interessados em apresentar suas alternativas e oferecer estrutura para que essas pessoas desenvolvam seus projetos. A gente pode chegar até onde a gente sonhar”, disse Caumo.

Em seu pronunciamento, o reitor da Univates, Ney José Lazzari destacou o Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMTI), criado em janeiro de 2019. “Dinheiro sim é importante. Mas mais do que isso, é importante ter um projeto, saber onde a gente quer ir e ter determinação para fazer. Lajeado é uma das poucas cidades do Estado que já tem um Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, que detém um fundo de inovação que já nos coloca em um patamar muito bom. Embora muitas coisas já foram feitas, ainda temos muito para fazer pela frente”, ressaltou.

O Pro_Move Lajeado Acelera é um programa de aceleração de startups e negócios inovadores em Lajeado e tem como objetivo promover a cultura de inovação no município, qualificar e apoiar empreendedores e desenvolver projetos e iniciativas voltadas ao empreendedorismo e inovação. Como uma das frentes do programa, o edital nº 001/19 selecionará dez negócios inovadores para serem contemplados com qualificações e recursos.

Confira o conteúdo da apresentação clicando aqui.

O edital

Apresentado no evento por Cíntia Agostini, o edital intitulado Programa Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 objetiva a aceleração de negócios no município que promovam a geração de produtos, processos e serviços inovadores a partir de soluções de problemas ou oportunidades propostas pelos interessados com um tema livre, e que devem ser preferencialmente aplicáveis em Lajeado.

“Esse primeiro edital é a concretização do que estamos propondo. O edital foi feito por nós e para nós. Trabalhar prioritariamente a cultura da inovação é o grande objetivo que está por trás dessa caminhada que se inicia hoje, depois terá treinamentos e que se encerra no próximo ano. É estimular a todos a disseminar o tema e a trabalhar a cultura de inovação no município”, contou Cíntia.

O edital tem diferentes etapas a serem cumpridas pelos participantes. Todos os interessados em participar deverão fazer um treinamento inicial, e depois apresentarão sua proposta. Depois, os 10 empreendedores selecionados terão direito a mentorias gratuitas para qualificação nas áreas de gestão, mercado, financeira e de tecnologia. Em junho de 2020, destes 10 negócios, dois serão selecionados para receber o processo de incubação na Tecnovates pelo período de um ano, recebendo um recurso no valor de R$ 10 mil cada um, custeados pelo município.

O edital nº 001/2019, sob responsabilidade do CMTI e da Univates, pode ser conferido clicando aqui. 

Quem pode participar

Podem participar pessoas físicas ou jurídicas residentes, estabelecidas ou a serem estabelecidas em Lajeado, que proponham o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, em estágio inicial ou já em operação, tanto para serviços públicos como para negócios em qualquer setor da economia.

Inscrições

As inscrições serão abertas no dia 03/12 e se estenderão até o dia 10/02/2020. Para participar, os interessados devem preencher o formulário online por meio do site da Univates. Para fazer a inscrição é necessário participar do treinamento em ferramentas que ocorre no dia 03/12. A participação no Pro_Move Lajeado Acelera 1.0 é gratuita a todos os participantes.


O cronograma do edital

PERÍODOATIVIDADE DIVULGAÇÃO
14/11/2019Lançamento do EditalPor meio do site do Município de Lajeado, do Tecnovates e Pro_Move, e respectivas redes sociais.
02/12/2019Treinamento em ferramentas de gestão para negócios inovadoresTreinamento no Tecnovates, com duração de 3h, das pessoas físicas e jurídicas interessadas em encaminhar propostas para o Edital.
03/12/2019 a 10/02/2020Inscrição das propostas e projetos inovadoresEntrega virtual por formulário online até as 17 horas do dia 10/02/2020.
03/03/2020 e 04/03/2020Pitch das propostas e projetos inovadoresPitch de 5min, com horário a ser marcado, entre às 8h30 às 21h30, das propostas inovadoras, para banca avaliadora.
11/03/2020Seleção dos 10 negócios inovadoresSeleção dos 10 negócios inovadores, por parte da banca, que irão seguir no processo de mentorias.
16/03/2020 a 18/05/2020Mentorias nas áreas de gestão, mercado, financeira e tecnológicas, considerando a solução do problema propostoMentorias em horário marcado com cada negócio, que aconteçam no Tecnovates ou na prefeitura municipal de Lajeado.
01/06/2020Entrega final dos projetos inovadoresEntrega virtual por formulário online até às 17 horas do dia 01/06/2020.
11/06/2020Pitch final dos projetos inovadoresPitch de 20min, com horário a ser marcado, entre às 8h30 e 21h30, das propostas inovadoras, para banca avaliadora.
12/06/2020Seleção dos negócios inovadoresSeleção, por parte da banca, dos dois negócios inovadores.
16/06/2020Homologação pelo CMTIHomologação pelo CMTI dos dois negócios selecionados
17/06/2020Divulgação dos dois negócios inovadoresDivulgação dos negócios inovadores por parte do Tecnovates.

Saiba mais sobre o Pro_Move Lajeado

Lançado em março deste ano, é um movimento que reúne projetos e ações voltados à transformação de Lajeado, buscando melhorar a qualidade de vida e o conhecimento de seus cidadãos para, assim, ampliar as oportunidades de emprego e renda. Criado a partir da união de esforços de um grupo multidisciplinar integrado por poder público, entidades empresariais, universidade e comunidade, o Pro_Move Lajeado é um grupo aberto e que busca o engajamento comunitário, seja por meio de entidades ou pelo envolvimento de munícipes interessados em contribuir para que Lajeado se reinvente.

Texto e foto: Pietra Darde