fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Professora de Lajeado retrata história de Clubes de Mães em livro


Por Redação / Agora no Vale Publicado 07/12/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

A história dos clubes e das ações realizadas ao longo de décadas em prol da comunidade estão retratadas em 126 páginas do livro escrito pela professora Sandra Silmara dos Santos Melo, de Lajeado.

Aquele sábado ou domingo de tarde é o mais esperado de todo mês. Para muitas senhoras é uma das únicas oportunidades para sair da rotina de dona de casa, agricultora, mãe, esposa e dedicar algumas horas para si ao lado das melhores amigas.

Encontros recheados a um bom chimarrão, cantos, rezas e saborosos lanches, são formas de manter viva uma das tradições mais antigas da região. Os assuntos variam e em cada encontro se renova a esperança de tempos melhores, de mais amor, esperança e fé.

Entrevista

Portal Agora no Vale – Como surgiu a ideia de contar a história dos clubes de mães?

Sandra: Começou no ano de 2016, por ocasião do meu estágio em ambientes não escolares do curso de Pedagogia. Na época, iniciei o resgate da história de todos os clubes de mães existentes no município. Foi um trabalho longo e muito detalhado para nos mantermos fiéis à linha cronológica dos fatos e dos acontecimentos. Hoje temos 13 entidades atuantes, mas no passado chegamos a 17. São mais de 400 mulheres envolvidas.

Portal Agora no Vale – Qual o clube mais antigo e de onde ele é?

Sandra – O mais antigo é o Clube Santa Ana, do Distrito de Bela Vista do Fão. Ele possui 46 anos de história. Ainda temos As Margaridas de Linha Orlando, 7 de Setembro de Picada May, Amigas do Lar de Linha Bastos, Mama Rosa de Bela Vista do Fão, Rosa Branca e Mão Amiga de Linha Atalho, Generosas de Linha Tigrinho, Bom Conselho de Tamanduá, Integração do Centro, Sempre Alertas de Linha Perau, Rosário de Vasco Bandeira e Paz e Amor de Picada Flor.

Portal Agora no Vale – Quando a obra será lançada?

Sandra – Vamos apresentar no dia 11 de dezembro, na Sociedade Esportiva de Picada Flor, em Marques de Souza, a partir das 14h. Será uma cerimônia muito emocionante. Teremos música, entrega do livro aos patrocinadores, sorteio de brindes, presença de integrantes de cada clube e para coroar este momento tão especial vamos servir um delicioso café colonial .

Portal Agora no Vale – Qual a importância deste livro para a comunidade?

Sandra – Fazer um resgate histórico e cultural de cada clube, valorizar seu trabalho, sua contribuição nas comunidades, seja em festas, bailes, eventos, missas, cultos ou através de ações solidárias era algo necessário. Este trabalho voluntário não poderia passar despercebido e hoje reconhecemos o esforço de cada entidade em ajudar. Ainda incentiva o hábito da leitura, tão importante para todos.

Portal Agora no Vale – Qual a tua sensação em poder eternizar estes momentos?

Sandra – Sensação de missão cumprida. Me senti desafiada e no começo confesso até duvidei que iria chegar a esse dia. É mais um sonho realizado e estou muito feliz em fazer parte dessa história escrita com ajuda de muitas pessoas.

Portal Agora no Vale – A senhora gostaria de acrescentar algo?

Sandra – Agradecer a todos que de uma forma ou de outra foram  importantes para que essa obra se tornasse realidade. Em especial a atual administração a qual apoiou o nosso trabalho e reconheceu todo esforço feito para documentar estas histórias tão lindas. Em nome da União de Clube de Mães, convido a todos que quiserem passar uma tarde diferente, a se fazerem presente no evento. Ah, se puderem, leiam e compartilhem os ensinamentos.