Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Primeiros passeios do Trem dos Vales são sucesso


Por Redação / Agora Publicado 03/09/2019
Ouvir: 00:00

Quatro viagens foram feitas no último fim de semana e outras quatro ocorrem nos dias 7 e 8 de setembro

Os vales, as montanhas, os viadutos e túneis que compõem o trajeto de  46 quilômetros pela Ferrovia do Trigo, entre Guaporé, Vespasiano  Corrêa, Dois Lajeados e Muçum, nunca foram tão fotografados e filmados  quanto no último fim de semana. Isso porque foram realizados os quatro  primeiros passeios do Trem dos Vales. A avaliação dessa primeira  experiência encantou os passageiros.

Bem antes do horário marcado para a partida, o casal Igor Cavagnoli, agricultor, e Daiane Lagunaz, estudante, já estavam na Estação de  Guaporé. Eles vieram do município de São Valentim do Sul para  participar da primeira viagem. “Eu conheço boa parte da ferrovia.  Quando soube que teriam passeio, fui compram ingresso no primeiro dia  de vendas”, afirma. Para Daiane, que já havia andando de trem com a  Maria Fumaça, em Bento Gonçalves, a expectativa também era grande.  “Tem muitos viadutos e túneis, acho que vou gostar. E para a região  vai ser muito bom, porque uma atração como essa chama gente”, analisa.

Além das centenas de turistas, o primeiro passeio do Trem dos Vales também foi acompanhado por autoridades. Uma placa fazendo menção à viagem turística inicial foi descerrada na Estação de Guaporé antes de  o trem partir. Para o coordenador do projeto, Rafael Fontana, a  avaliação foi positiva. “É uma experiência para nós, ficamos  impressionados com o número de pessoas, se tivéssemos mais passagens,  teríamos vendido também”. Fontana também observa que este é um início:  “Tínhamos de começar assim, neste formato, com alguns passeios para ir  testando e deu muito certo. Temos um dado que 60% das pessoas que  compraram passagens são de fora da região, e esses turistas vão  visitar outros pontos turísticos, de outros municípios. E esse era um  dos nossos objetivos: fazer essa integração do turismo por meio do  trem”, destaca.

Já para o presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhart, o último fim de semana foi  um divisor de águas. “Isso que se vê aqui hoje era um anseio de 20  anos de toda a região, todos os municípios podem se beneficiar”.

Para os quatro passeios programados para o próximo fim de semana, as passagens estão esgotadas. O projeto Trem dos Vales é uma realização  da Amturvales, da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária  (ABPF) e da Rumo Logística. Também tem a parceria das prefeituras de  Colinas, Dois Lajeados, Estrela, Guaporé, Muçum, Roca Sales e  Vespasiano Corrêa.

Com a palavra, os turistas

O primeiro passeio do trem, no sábado pela manhã, foi de tempo chuvoso  e neblina. Mas quem disse que isso tirou o entusiasmo dos turistas?
No último dos 13 vagões reservados a passageiros, Veridiana Maria  Tonini, que é professora de História e secretária de Educação de  Guaporé, definiu como encantadora a experiência. “É um marco  histórico, um resgate. Lembro dos antepassados, das dificuldades que  tiveram ao chegar aqui e tudo o que construíram”, diz Veridiana, que  já fez outros passeios de trem em cidades turísticas do Brasil, mas  elegeu o Trem dos Vales o seu favorito. “É o mais bonito que já fiz.  Tem toda essa parte emocional que nos envolve”, afirma.

O casal Gilson Stacke, que é motorista, e Fernanda Guimarães, que é auditora, veio de Porto Alegre participar do primeiro passeio. “Gostei  de poder ver as cascatas, a biodiversidade, os viadutos e túneis”,  opina ele. Já Fernanda conta que relembrou a infância, quando saia de  trem de Porto Alegre e ia até Santa Maria vsitar os parentes que  moravam lá.

Também de Porto Alegre vieram as amigas Eliane Mello, que é dentista,  a fisioterapeuta Thaís Pessato e o filho Matheus, e a aposentada  Darina Silveira. Elas chegaram na sexta-feira a Guaporé, dormiram num  hotel da cidade e fizeram o primeiro passeio de trem. “Amamos a  viagem. É bem melhor do que outras que já fizemos juntas. A paisagem,  os viadutos são grandes diferenciais”, assegura Eliane, que cogita  voltar caso outros passeios, que reúnam mais municípios da região,  sejam oferecidos.
Dentro dos vagões foram vendidos produtos e bebidas da região como forma de favorecer os empreendimentos locais.