fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Presidente da Federasul destaca a força do associativismo durante reunião-almoço da Cacis


Por Redação / Agora no Vale Publicado 12/08/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Anderson Trautman Cardoso abordou o tema

A Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela realizou, na sexta-feira, dia 12 de agosto, a sexta reunião-almoço do ano. E o convidado para palestrar no tradicional encontro da entidade foi o presidente da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande Sul (Federasul), Anderson Trautman Cardoso, que abordou o tema “Associativismo: pessoas conectadas pelo desenvolvimento sustentável”.

O evento foi realizado no Estrela Palace Hotel e reuniu associados da Cacis, autoridades de Estrela e região, além da comunidade regional. Na oportunidade, os presentes puderam conhecer mais sobre a Federasul e de como ela congrega as entidades empresariais em prol do desenvolvimento do Estado.

Em sua fala de abertura, o presidente da Cacis, Gerson Strehl, enalteceu que o associativismo é uma das principais marcas que diferencia o Vale do Taquari no Estado. “Uma alegria muito grande reunir aqui, além dos associados, representantes de várias cooperativas e associações. Associativismo é o que nos move. Trabalhando juntos é que vamos longe”, frisou.

O prefeito de Estrela, Elmar Schneider, destacou o empreendedorismo local e ressaltou a importância da Cacis trazer palestrantes que têm contribuído com o crescimento do município e da região. “Em 15 meses conseguimos atrair 748 novas empresas para o município, gerando emprego e renda, sendo a parceria com a Cacis fundamental para isso. O Vale do Taquari é uma região muito privilegiada, onde as pessoas trabalham muito, e temos no associativismo uma linha para sermos exemplo neste país”, pontuou.

Com o tema “Associativismo: pessoas conectadas pelo desenvolvimento sustentável”, Anderson Trautman Cardoso iniciou sua palestra destacando o diferencial do Vale do Taquari. “Não tem região no Estado melhor para falar sobre associativismo do que o Vale do Taquari. As cooperativas e associações daqui são exemplo no Estado e no país”, observou.

O presidente da Federasul trouxe o cenário macroeconômico mundial, como os severos impactos causados pela pandemia e pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia e que têm se refletido no Brasil. “O encarecimento das commodities, em especial do minério, produtos agrícolas e petróleo, pressiona os preços no Brasil. A previsão é de que 2022 termine com inflação acima dos 7%”, colocou.

Cardoso, no entanto, observou que, mesmo com o cenário de recessão, o momento é de oportunidades no Brasil. “Diferentes países têm percebido que não podem depender exclusivamente da China, cuja economia cresceu apenas 0,4% entre abril e junho em relação ao ano anterior. O fechamento do país asiático abre uma oportunidade para que o Brasil atraia uma parcela significativa desses investimentos. E temos diferenciais para isso. Países ocidentais têm mais facilidade em negociar com o Brasil por conta das afinidades culturais, temos mão de obra disponível e com boa qualificação e somos um país estável do ponto de vista geopolítico.”, pontuou.

Em seguida, o palestrante colocou que a missão dos empreendedores passa pela digitalização, oferta de valor e uma nova economia. “A recuperação econômica pós-pandemia passa pela inovação. Já percebemos o crescimento da automação, a evolução da internet das coisas, a utilização da inteligência artificial, dentre outras transformações. Tudo isso foi acelerado em razão da pandemia”, expôs.

Nesta linha, acrescentou que essa virada de jogo passa pela educação. “Vivemos a quarta revolução industrial, marcada pela automação e robotização. Os jovens precisam habilita-se para outras funções, como análise de dados, comércio digital, machine learning. Teremos de nos especializar naquilo que um robô não tem capacidade para executar: resolver problemas, agir com empatia, adaptar-se a outros cenários e situações. Precisamos fazer um grande esforço, em conjunto, para trazer a educação gaúcha para o século atual”, afirmou.

O posicionamento da entidade para as eleições deste ano também foi trazido por Cardoso. Nesta linha, colocou que o país precisa de estabilidade política e união em torno das reformas, sendo que a radicalização dos discursos ameaça o crescimento econômico e a consequente geração de empregos. “O conflito de ideias é da democracia, convergir é da civilização. A Federasul seguirá atuante no debate político em 2022, recebendo os candidatos e apresentando as proposições do setor produtivo, orientadas pela responsabilidade fiscal”, expôs.

O presidente da Federasul ainda destacou o papel fundamental da entidade de reunir as demandas do setor produtivo gaúcho e encaminhá-las ao Governo do Estado e ao Governo Federal. “Parte das demandas já está saindo do papel. Outras, integram o documento que entregue aos candidatos no eixo Infraestrutura”, salientou.

Ao falar de associativismo, o palestrante trouxe a missão e visão da Federasul. “Nossa missão é congregar entidades empresariais do Rio Grande do Sul, unidas pelos valores da classe produtiva, atuando em prol de empreendedores, visando ao bem comum e ao desenvolvimento sustentável de nosso Estado. O associativismo é um meio eficaz para a defesa dos interesses dos empresários frente ao ambiente em que estão inseridas suas atividades e também contribui para o desenvolvimento econômico e social da cidade, do Estado e do país”, apresentou.

Neste sentido, colocou que o associativismo é a chave do desenvolvimento. “A saída é trabalharmos juntos, pois juntos somos mais fortes. Os desafios são grandes, mas uma visão pragmática, baseada no associativismo, permitirá transformar o Rio Grande do Sul em um estado protagonista da economia do futuro”, sublinhou.

Antes da palestra, representantes do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Taquari (Sincovat) convidaram os presentes para o 14º Seminário Sincovat. A tradicional programação ocorre no dia 22 de setembro no Teatro Univates, em Lajeado. Programação e inscrições no site do Sincovat: www.sincovat.com.br.