Preparativos finais para entrega de casas provisórias às vítimas da enchente em Cruzeiro do Sul


No total serão 30 unidades
A Administração Municipal de Cruzeiro do Sul está na fase final dos preparativos para a entrega das casas provisórias destinadas às últimas famílias que ainda estão no abrigo do Clube XV de Novembro. As moradias, instaladas no bairro Cascata, fazem parte do programa do Governo do Estado para atender as vítimas da catástrofe ambiental de 2024. No total, 30 unidades foram disponibilizadas neste local.
Na última reunião sobre o tema, realizada nesta segunda-feira (17), estiveram presentes o prefeito Cesar Leandro Marmitt, o Dingola, o vice-prefeito Carlos Spiekermann, além de representantes das secretarias de Obras, Assistência Social e Habitação, Administração e Finanças e Planejamento e Desenvolvimento Econômico.
De acordo com a secretária de Administração, Camila Scheibel, foram definidos os últimos ajustes para garantir a entrega das moradias. “O que compete ao município deve estar pronto ainda esta semana, se a condição climática permitir”, destacou.


Entre as últimas providências, está o preparo da área externa, como a colocação de brita, que será realizada pela Secretaria de Obras. A equipe da Habitação já finalizou o mapeamento das famílias, definindo a distribuição das unidades. Além disso, foi discutida a organização dos bens móveis das famílias até que possam se instalar em residências definitivas. A Prefeitura irá disponibilizar um espaço seguro para o armazenamento desses itens, que deverão ser higienizados pelos próprios moradores antes do transporte.
As casas provisórias foram entregues com mobiliário básico. O fornecimento de água já foi providenciado, restando apenas a ligação da energia elétrica, cuja responsabilidade é da concessionária RGE. A infraestrutura interna das residências já está pronta para receber a conexão.
Com a conclusão dessas etapas, a Prefeitura espera garantir o reassentamento das famílias o mais breve possível, proporcionando um espaço mais adequado e digno para quem ainda enfrenta as consequências da enchente